Autor de uma vasta obra tão variada quanto suas perspectivas artísticas, o poeta e escritor Mário de Andrade trocou cartas ao longo de toda a vida com os maiores nomes das artes, da cultura e da inteligência do Brasil, em um tempo em que o País e, sobretudo, São Paulo, viveram seu primeiro grande momento de transformação e modernização.
Suas cartas são uma das melhores maneiras de entender melhor as características particulares do movimento modernista e suas múltiplas vertentes. Os escritos revelam também seu plano particular, uma intimidade pouco conhecida do autor. A correspondência de Mário de Andrade estará reunida no Centro Cultural Correios de São Paulo, entre os dias 19 de Setembro a 15 de Novembro de 2015, na exposição Mário de Andrade – Cartas do Modernismo, com curadoria de Denise Mattar e cenografia de Guilherme Isnard.
A exposição, apresentada anteriormente no Rio de Janeiro e em Brasília, contempla a trajetória do Modernismo através das cartas de Mário de Andrade. Sua correspondência pode ser considerada uma das mais expressivas não só pela quantidade de cartas, mas pelos interlocutores envolvidos. Os mais importantes poetas, escritores, músicos, teóricos e artistas brasileiros que atuaram durante as primeiras décadas do século XX trocavam cartas com Mário. Apresentá-lo através de suas cartas revela ao público os bastidores da construção do ideário modernista e também as dores e amores do autor de Macunaíma.
Serviço – Exposição “Cartas do Modernismo”
Centro Cultural Correios de São Paulo
Avenida São João, s/nº, Vale do Anhangabaú, São Paulo-SP
(11) 3227.9461
De 19 de setembro a 15 de novembro
Terça a domingo, das 11h às 17h
Gratuito
Deixe um comentário