Dois netos de Assis Chateaubriand , por meio de notificação extrajudicial, querem impedir a estréia do filme Chatô – O Rei do Brasil, inspirado na biografia do mesmo Assis Chateaubriand, escrita por Fernando Morais em 1994. Quem comunicou o fato foi o próprio Fernando Morais em sua página no Facebook.
A acusação dos herdeiros de Chateaubriand afirma que o mesmo é acusado no filme de ter matado o Presidente da República e que ele seduziu e estuprou uma menor de idade. Morais criticou duramente a atitude dos herdeiros, afirmando que os mesmos não teriam “visto o mesmo filme” que ele e os demais presentes na pré-estréia. Também comparou a atitude à uma prática de censura.
O filme, dirigido por Guilherme Fontes, começou a ser produzido em 1995, mas teve a produção interrompida em 1999 sob a acusação de mau uso das verbas governamentais destinadas ao cinema. Acusado de desvio de dinheiro, Fontes viu seu filme ser engavetado e enfrentou longo processo judicial durante 20 anos. A estréia ocorrerá hoje, 19/11.
Deixe um comentário