Sob a premissa de que as mudanças são conduzidas pelas massas, o ENTRETODOS – Festival de Curtas de Direitos Humanos começa nesta segunda (9) e continua com programação até o dia 13. O tema desta sexta edição se alinha com as manifestações recentes que aconteceram em todo o país.
Realizado pela Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania de São Paulo e organizado pela Fundação Escola de Sociologia e Política (Fesp), o festival apresentará 32 curtas nacionais e internacionais, em mostra competitiva, com até 25 minutos de duração e que abordam temas relacionados aos direitos humanos.
Desde 2007, o ENTRETODOS tem como objetivo fomentar a cultura de direitos humanos na cidade e estimular a produção audiovisual sobre o assunto, incentivando a população em geral – estudantes, professores, artistas amadores e profissionais – a utilizar a linguagem cinematográfica para se expressar sobre o tema.
Um dos grandes diferenciais do festival é a democratização do espaço e do acesso aos filmes, já que, neste ano, os curtas serão exibidos em 40 pontos de Cultura e de educação da capital paulista. Segundo Jorge Grinspum, um dos curadores desta edição, o principal foco de exibição são as escolas, principalmente as de periferia, onde o maior público será formado por jovens de 14 a 18 anos.
Os curtas foram divididos em cinco programas temáticos: Descobertas, O Outro, Meu Lugar, Afetos e Ruas, que buscarão provocar no público uma discussão e reflexão mais aprofundada sobre os direitos humanos. Entre os assuntos presentes estão o direito à moradia, a questão indígena, os direitos da população LGBT e as manifestações. Além da programação de curtas, o festival terá debates, palestras, oficinas e uma mostra infantil.
Serviço
Festival Entretodos
Entrada franca
Mais informações podem ser vistas no site do evento
Deixe um comentário