Entre os dias 19 de junho e 10 de julho, o Centro de Pesquisa e Formação do Sesc – CPF Sesc – realiza o Ciclo Indústria da Música Gravada, que tem como objetivo apresentar, em quatro encontros, uma abordagem sobre as principais mudanças deste mercado, além de contribuir para os profissionais da música discutindo o atual contexto da área. A ideia do ciclo é refletir sobre a música como produto comercial vendido em larga escala.
Os convidados, o diretor de relações com a indústria musical para a América Latina na Deezer, Henrique Fares, e diretor Executivo da CQ RIGHTS, Daniel Campello Queiroz, partem de uma contextualização histórica, passando por conceitos e divisões desta que hoje é conhecida como a indústria do disco. Eles também apresentam uma compreensão das razões da existência dos modelos de negócio estabelecidos, assim como uma reflexão sobre os desafios atuais.
Confira a programação completa:
19/6 – História da indústria musical
Panorama da indústria da música, constituída sobre a comercialização do “fonograma” em diversos formatos ao longo da história, gerando negócios específicos e obrigando tal indústria a reinventar-se constantemente.
Convidado: Henrique Fares
26/6 – Música e tecnologia: panorama geral e principais conceitos
A relação entre música e tecnologia, tensão que ao longo da história reconfigurou as práticas de produção e fruição musical.
Convidado: Henrique Fares
3/7 – Indústria fonográfica: funcionamento, receitas, modelos (os novos selos)
Esboço de alguns dos modelos de negócio da indústria da música, dentre eles gravação/distribuição de disco, promoção independente, e mercado de música ao vivo.
Convidado: Henrique Farese
10/7 – Mercado editorial: funcionamento, receitas e modelos
As funções de uma editora no mercado da música gravada, abordando questões relacionadas ao universo das editoras, como direitos autorais e fontes de receita para músicos.
Convidado: Daniel Campello Queiroz
Serviço – Ciclo Indústria da Música Gravada
Centro de Pesquisa e Formação – Sesc
Rua Dr. Plínio Barreto, 285 – 4º andar, São Paulo – SP
(11) 3254.5600
19 de junho a 10 de julho
Sextas, das 15h às 18h
Deixe um comentário