Valéria Vicente e a Cia. dos Pés apresentam espetáculos no Itaú Cultural

Espetáculo "Dança Baixa" - Foto: Reprodução/Facebook
Espetáculo “Dança Baixa” – Foto: Reprodução/Facebook

Espetáculos e debates sobre dança tomam conta do Itaú Cultural no segundo fim de semana de agosto. O projeto Corpo presente e Movimento da cultura leva ao instituto os espetáculos Frevo de Casa, comandado pela bailarina Valéria Vicente, e Dança Baixa, do grupo Cia. dos Pés. Também, o público pode participar de bate-papos sobre as diferentes formas de aproximação da dança contemporânea ao universo popular, além de compartilhar dos processos de criação das coreógrafas Valéria Vicente e Telma César.

Com duração de 45 minutos cada uma, as apresentações começam às 20h na sexta-feira e às 18h no sábado e domingo, na Sala Multiuso. Frevo de Casa é um trabalho de dança e música que investiga, por meio da improvisação, a relação entre o indivíduo e a tradição, apresentando esta como algo dinâmico, vivo e criativo.

Dança Baixa parte da reflexão acerca do tempo que as pessoas destinam para estarem em contato consigo mesmas e poderem, com este mergulho íntimo, se aproximarem de nossa história e cultura. O espetáculo aposta em um processo em que o encontro entre diferenças potencialize a criação. Como exercício de uma política do chão, coloca-se a questão das diferenças e dos referenciais culturais no centro do processo criativo

Debates

O primeiro debate será realizado no sábado antes dos espetáculos. Em conversa com a atriz e diretora de teatro Adriana Schneider Alcure e com a poeta e ensaísta Leda Martins, os participantes poderão debater sobre a interação da dança contemporânea com a popular, mostrando que, com essa aproximação, a dança apresenta procedimentos de recriação, reelaboração, inspiração livre, desconstrução, tentativas de mimetização, entre outros elementos.

No domingo, desta vez após as apresentações, a pesquisadora Christine Greiner, professora do Departamento de Linguagens do Corpo da PUC/SP, entrevista a bailarina Valéria Vicente e a coreógrafa alagoana Telma César. O bate-papo é sobre o processo de criação: as pesquisas e treinamentos, as relações culturais, as mudanças de procedimentos com o passar do tempo e as principais questões a partir das diferentes coreografias. Durante o encontro serão apresentados fragmentos de espetáculos e ambos contam com interpretação em Libras.

Serviço – Frevo de Casa e Dança Baixa
Avenida Paulista, 149 – São Paulo/SP
(11) – 2168 1776
Dia 7 de agosto, às 20h
Dias 8 e 9 de agosto, às 18h
Sala Multiuso
Gratuito

Conversa com Adriana Schneider Alcure e Leda Martins
Dia 8 de agosto, às 18h
Gratuito

Christine Greiner entrevista Valéria Vicente Telma César

Dia 9 de agosto, a partir das 17h30


Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.