O ator Chico Carvalho, vencedor do prêmio Shell de melhor ator em 2013, inaugura sua companhia, Cia do Bife, com a peça inédita Pequena Ladainha Anti-Dramática para o Episódio da Fuga do Leão do Circo e Outros Boatos Pouco ou Quase Nada Interessantes…, escrita e dirigida por ele.
A trama se desenrola a partir de um telefone que toca durante o anúncio do desaparecimento de um leão que acabara de fugir do circo. Entre a decisão de levantar-se para atender a chamada ou tomar providências quanto à fuga do animal, alguém se apresenta para narrar a história de uma curiosa epidemia de decapitações. Enquanto isso, uma banda passa ao longe e a previsão meteorológica promete uma nevasca, ainda que nem um único floco de neve houvesse caído por ali desde os primórdios da civilização.
A estética é parte fundamental da narrativa. A partir de poucos elementos, luz, música, sonoplastia, figurino e atuações afinadas, o diretor constrói enquadramentos pictóricos. As personagens, vividas pelas atrizes Ana Junqueira, Daniela Theller e Sarah Moreira, evocam pequenas ações do cotidiano, gerando no espectador a reflexão sobre a essência de desejos, frustrações e ansiedades. “É como se a grandeza do que somos estivesse não nas grandes jornadas de longo alcance, mas nos pequenos passos, no engatinhar silencioso, no anonimato das mesquinharias invisíveis”, afirma Chico Carvalho.
Segundo o diretor, “trata-se de uma anti-peça”, encrencada em ação nenhuma, conflito nenhum, com intervalos, soluços de preenchimento instantâneo e sem promessas de futuro”. Até mesmo as personagens “são estampas vazias de psicologia, feito máscaras revezadas pelos atores”.
Serviço
Classificação etária: Maiores de 12 anos
Duração: 55 minutos
24 de junho a 17 de julho; sexta e sábado às 21h, domingo às 18h
Endereço: Rua Augusta, 331 – Consolação – São Paulo
Ingressos: R$ 20 (inteira), R$ 10 (meia) – somente dinheiro
Deixe um comentário