Brasileiros organiza conversa na Livraria Cultura com Nelson Oliveira sobre Best Sellers

Nelson Oliveira (à esquerda) e Daniel Benevides (à direita)
Nelson Oliveira (à esquerda) e Daniel Benevides (à direita)

Nesta segunda feira o mezanino da Livraria Cultura do Conjunto Nacional recebeu mais uma edição dos “Encontros Literários”, série de debates mediados pelo editor de Literatura da Brasileiros, Daniel Benevides. O convidado desta vez foi o escritor Nelson Oliveira, autor de Poeira: Demônios & Maldições. A conversa teve como tema os polêmicos Best Sellers.

  Em tom descontraído e com uma interessada platéia, Nelson começou sondando os possíveis candidatos a se aventurarem na escrita de um Best Seller, aventura essa cujo resultado pode ser extremamente lucrativo. Como forma de guiar os interessados, ele trouxe uma espécie de “roteiro” para se sair bem sucedido na empreitada. para além das dicas usuais, como uso de linguagem simples e elementos exóticos (que vão desde universos mágicos até histórias de vampiros) ele apontou para um elemento primacial e muitas vezes ignorado: a sorte, o acaso. Pequenos fatores, inesperados e imprevistos, podem ser determinantes no sucesso de vendas de uma obra (e mesmo na publicação).

Foi também discutida a questão desse tipo de publicação no Brasil, e uma conclusão consensual foi que o gênero de Ficção Científica, muito popular nos países anglófonos, tem pouca força por aqui, ainda mais se escrito por Brasileiros. A Literatura brasileira carece também de grandes premiações, o que ocorre principalmente em função do excesso de competição entre os grandes escritores.
 
  A discussão também contemplou o aspecto histórico dos Best Sellers. Muitos dos grandes clássicos da Literatura, como as obras de Shakespeare e o Dom Quixote de Miguel de Cervantes foram mal vistos em sua época por irem contra os padrões literários vigentes, mas posteriormente reconhecidos e muito bem vendidos por terem proposto uma nova forma de escrever. Por estarmos inseridos no contexto dos muitos Best Sellers hoje lançados, fica difícil saber quais dos atuais, muitos vistos como sem qualidade, serão no futuro reconhecidos e entrarão para a posteridade, se tornando Long Sellers.


Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.