Nos dias 30 de agosto, 13 e 14 de setembro, a rede internacional Games For Change (G4C), em parceria com o Media Education Lab (MEL) e a Cidade do Conhecimento/USP, realiza no Espaço Next, no Centro de São Paulo, a segunda edição da “Gelly Jam” – uma imersão na cultura da gamificação e uso de tecnologia na educação. Professores, gestores escolares, alunos e interessados podem participar, experimentando ferramentas de criação de games.
Sete workshops serão oferecidos durante a programação. Em “Idade Mídia”, serão discutidas tendências da gamificação na educação, com Alexandre Sayad, autor do livro “Idade Mídia”, e Bruna Waitman do Media Education Lab. Na oficina “FazGame”, Carla Zeltzer apresenta jogo brasileiro para ensinar a fazer games, feito para ser usado em sala de aula. Os games Ludwig (jogo para o ensino de física da energia) e Conflitos Globais (jogo sobre conflitos contemporâneos, premiado pela FINEP) serão discutidos com participantes.
Concentradas no dia 30 de agosto, as oficinas “ProgramaÊ!”, projeto da Funação Lemann em parceria com a Fundação Telefônica, oferecem demonstrações e práticas de ferramentas para o aprendizado e ensino de programação e para a integração dessas atividades com o cotidiano de jovens de todo o Brasil.
A Cultura dos games e a educomunicação digital estão em debate nas sessões “BLA (Brinco, Logo Aprendo)”, com Gilson Schwartz, diretor da Games for Change e professor do Departamento de Cinema, Rádio e TV da Escola de Comunicações e Artes da USP, que lança o livro homônimo publicado pela Editora Paulus. Participantes receberão a versão em e-book.
Interessados selecionam as atividades que querem fazer (até 10 módulos). Os módulos são independentes e tem cerca de 2 horas de duração. As inscrições estão abertas. As vagas são limitadas. Professores da rede pública interessados em bolsas podem fazer sua solicitação acompanhada de currículo, justificativa/projeto e enviar para ‘contatogellyjam@gmail.com’.
Deixe um comentário