Depois do sucesso da exposição das obras de Salvador Dalí no Instituto Tomie Ohtake, em São Paulo, no final do ano passado, outro renomado pintor espanhol chega ao Brasil em março: Pablo Picasso. O mestre do cubismo vai dividir – com outros importantes artistas da Espanha – a mostra Picasso e a modernidade espanhola – Obras da Coleção do Museo Nacional Centro de Arte Reina Sofía. A mostra desembarcará primeiro em São Paulo, onde fica em cartaz de 25 de março a 8 de junho, no Centro Cultural Banco do Brasil, e depois vai ao Rio de Janeiro, onde será exibido de 24 de junho a 7 de setembro, no CCBB carioca.
A exposição tem curadoria de Eugenio Carmona, professor de História da Arte da Universidade de Málaga, e contará com 90 obras de Picasso e dos seus conterrâneos, além de diálogos que se estabeleceram entre ele e Juan Gris, Miró, Dalí, Julio González, Óscar Domínguez e o conjunto de mestres espanhóis da arte moderna.
Entre as obras presentes estão Cabeça de Mulher (1910), Busto e Paleta (1932), Retrato de Dora Maar (1939) e O Pintor e a Modelo (1963), além de estudos e esboços para Guernica, um dos quadros mais famosos de todos os tempos que faz referência a um bombardeio nazista que, durante a Guerra Civil Espanhola, matou mais de 100 civis na pequena cidade que dá nome à pintura.
SERVIÇO – Picasso e a modernidade espanhola – Obras da Coleção do Museo Nacional Centro de Arte Reina Sofía
São Paulo – Centro Cultural Banco do Brasil
Rua Álvares Penteado, 112 – Centro – SP
(11) 3113-3651
De 25 de março a 8 de junho
Rio de Janeiro – Centro Cultural Banco do Brasil
Rua Primeiro de Março, 66 – Centro
(21) 3808-2020
De 24 de junho a 7 de setembro
Deixe um comentário