Festa do imigrante reúne gastronomia, música e arte em São Paulo

Grupo de Danças Folclóricas Ucranianas KYIV - Ucrania - 2012 - x
Programação deste ano conta com atividades interativas, contação de histórias e exposição de longa duração, que retoma a história da imigração em São Paulo

Gastronomia, arte, música e dança de diversas nacionalidades estarão reunidas na 19ª edição da Festa do Imigrante, em São Paulo. A tradicional festa acontece nos dias 20, 26 e 27 de julho e o grande destaque desta edição é a exposição “Migrar: Experiências, Memórias e Identidades”, em exibição desde as recém-inauguradas instalações do Museu da Imigração. 

Organizada há 19 anos, a Festa do Imigrante tem papel fundamental no resgate da história de mais de 2,5 milhões de pessoas que passaram pela antiga Hospedaria dos Imigrantes do Brás desde o final do século XIX.  Em 2013, mais de 18 mil pessoas prestigiaram as comidas típicas, músicas, danças, artesanatos, entre outras manifestações. Este ano, estarão representadas mais de 40 nacionalidades, organizadas em 43 expositores de alimentação, 41 grupos de música e dança e 31 artesãos.

Atividades interativas e educativas também fazem parte da programação da festa, como o “Espaço Temperos do Mundo”, onde as comunidades cozinharão e ministrarão aulas sobre o preparo de receitas. Já os interessados em dança, poderão participar de mini-cursos com iniciação a diversos ritmos entre eles Polca Paraguaia, Flamenco e Dança Cigana, Dança Folclórica Tcheca e Tango. 

O artesanato também tem seu espaço durante o evento. Oficinas ministradas para o público em geral mostrarão o passo-a-passo para realizar o delicado bordado da Ilha da Madeira, a pintura de ovos da Lituânia, o tradicional origami japonês, entre outros. Também serão expostas e vendidas peças de vários artesãos.

Já as crianças terão uma programação especialmente desenvolvida para elas. A “Tenda faz e Conta” traz contações de histórias dos quatro cantos do mundo. Os espetáculos, criados pelo ator Alexandre Camilo, apresentam contos do Brasil (“O Presente”), China (“A semente da verdade”), Haiti (“Macaco e Papai Deus”), Portugal (“A comadre morte”) e Zimbábue (“O espírito do Baobá”). As contações acontecem todos os dias às 11h30, 12h30, 14h30, 15h30 e 16h30, respectivamente.

Serviço

19ª Festa do Imigrante
De 20, 26 e 27, das 10h às 16h
Onde: Rua Visconde de Parnaíba, 1316 – Mooca –São Paulo
Ingresso: R$ 6,00
Mais informações:  www.museudaimigracao.org.br

 


Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.