Festival Varilux de Cinema Francês faz oficina de roteiro para TV

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação


O Festival Varilux de Cinema Francês realizará, na sua edição de 2015, a quarta oficina franco-brasileira de roteiros audiovisuais no Rio de Janeiro. Entre os dias 8 e 13 de junho os participantes poderão ser orientados por François Sauvagnargues, especialista em ficção e diretor geral do Festival International de Programmes Audiovisuels – FIPA de Biarritz. A bancada também contará com os roteiristas Claire Barré, Corinne Klomp e Patrick Vanetti, diretor do Conservatório Europeu de Escrita Audiovisual, escola parisiense que se tornou referência para a formação de roteiristas de TV na França.

A edição deste ano do Festival acontece de 10 a 17 de junho e promete bater vários recordes. Além do número de cidades aumentar para 50 (80 cinemas), o evento pretende chegar a todas às capitais brasileiras com as grandes novidades do cinema francês. A meta de público também cresce: a expectativa é levar mais de 110 mil pessoas aos cinemas em uma semana para assistir aos 16 filmes em cartaz, um acréscimo de 10% em relação a 2014.

Focada na escrita para séries de TV, a oficina tem como objetivo expor uma visão analítica e mostrar o funcionamento da escrita de seriados e ferramentas básicas necessárias para garantir uma boa direção artística da escrita. Fazendo uma junção entre teoria e prática, o evento promove a troca de experiências entre palestrantes europeus com larga experiência no ramo cinematográfico e de TV, além de profissionais brasileiros, contribuindo para estimular o intercâmbio de conhecimentos e incentivar coproduções futuras entre Europa e Brasil.

O Festival

A edição deste ano do evento, que acontece de 10 a 17 de junho, promete bater vários recordes. Além do número de cidades aumentar para 50 (80 cinemas), o festival pretende chegar a todas as capitais brasileiras com grandes novidades do cinema francês. A meta de público também cresce: a expectativa é levar mais de 110 mil pessoas aos cinemas em uma semana para assistir aos 15 filmes em cartaz.

Apenas um mês após o maior evento de cinema do mundo, o Varilux traz para o público brasileiro o filme de abertura do festival de Cannes: La Tête Haute, com Catherine Deneuve e Benoît Magimel. A diretora Emmanuelle Bercot, segunda mulher a abrir o festival de Cannes, virá ao Brasil para apresentar o filme.

Na programação também estão confirmados a comédia Que mal eu fiz a Deus? de Philippe de Chauveron, fenômeno de bilheteria na França em 2014, com mais de 15 milhões de espectadores; Gemma Bovery, de Anne Fontaine, uma divagação contemporânea sobre o romance Madame Bovary; Papa ou Maman, de Martin Bourboulon, comédia politicamente incorreta sobre um divórcio à francesa; e Astérix – O Domínio dos Deuses, de Louis Clichy, primeira animação em computação gráfica e 3D baseada em histórias em quadrinhos.

Repetindo o sucesso do ano passado, o festival exibirá ainda um grande clássico francês. O escolhido da vez é o filme O Homem do Rio, de Philippe de Broca, clássico lançado em 1964, com Jean-Paul Belmondo e Françoise d’Orléac, que será apresentado como parte das comemorações dos 450 anos da Cidade Maravilhosa



Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.