Fotografias da ‘Operação Condor’ de João Pina em exposição no MAM Rio

Após ficar em cartaz no Paço das Artes entre os dias 23 de setembro e 7 de dezembro de 2014, a mostra fotográfica Operação Condor de João Pina chega ao Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro, onde fica em exposição de 18 de dezembro até 22 de fevereiro de 2015. A exposição pode ser visitada de terça a sexta, das 12h às 18h, aos sábados, domingos e feriados, das 12h às 19h. Os ingressos vão até R$ 14.

O Museu recebe a mostra coletiva Imagens da escuridão e da resistência, em paralelo. Leia mais aqui.

O fotógrafo português João Pina documentou nos últimos nove anos as histórias de brasileiros e sul-americanos que foram diretamente afetados pelas ditaduras militares, em particular, pela Operação Condor. Com a máquina fotográfica numa mão e o gravador em outra, Pina entrou provisoriamente na vida de algumas pessoas, a quem pediu que partilhassem tanto as suas memórias como os lugares onde viveram experiências terríveis.

A mostra, que reúne 113 imagens em preto e branco e em formatos variados, é composta pelas séries “Brasileiros”, “Retratos”, “Paisagens”, “Laboratório”, “Prisões”, “Julgamentos”, “Salas de Tortura” e “Arquivos”. Por meio destas fotografias, Pina investiga e documenta as histórias de brasileiros e outros sul-americanos, que foram diretamente afetados pelas ditaduras militares em geral, e, em particular, pela Operação Condor. “A série ‘Operação Condor’, que o fotógrafo João Pina realizou nos últimos nove anos vai muito além de imagens documentais. Elas falam de ausência, da perda do que é irrecuperável, da procura de identidades desaparecidas e ainda sem explicação, da dor dos que deixaram de conviver com familiares e amigos, do corte seco que levou para sempre os que tiveram a liberdade tolhida nos anos da ditadura. É mais que uma exposição: é um documento sobre cicatrizes”, afirma Diógenes Moura.

Com nome da ave de rapina dos Andes, a operação clandestina uniu ditaduras militares do Cone Sul para perseguir, capturar e até eliminar dissidentes políticos além das fronteiras foi criada pelo Brasil. Para entender, leia a reportagem que a Brasileiros publicou sobre o tema – vencedora do prêmio Herzog 2013.

Veja algumas fotografias em exposição:

Serviço – João Pina – Operação Condor
Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro – Av. Infante Dom Henrique, 85 – Parque do Flamengo, Rio de Janeiro – RJ, 20021-140
(21) 2240.4944
De 18 de dezembro de 2014 a 22 de fevereiro de 2015


Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.