Fotógrafo Chico Albuquerque ganha exposição no IMS do Rio

PSN-01

Depois de passar por São Paulo, a exposição O Estúdio Fotográfico Chico Albuquerque chega ao Instituto Moreira Salles do Rio de Janeiro no dia 26 de fevereiro. A mostra reúne as 130 imagens que integram o acervo produzido pelo fotógrafo durante seu período de atuação em São Paulo. 

Albuquerque possui uma trajetória criativa e diversa. Entre as décadas de 1950 e 1970, trabalhou intensamente com propaganda e campanhas, atendendo clientes de setores como indústria automobilística, moda, alimentos, arquitetura e política. A fotografia experimental também teve sua dedicação  entre as décadas de 1940 e 1960, quando participou do movimento conhecido como fotoclubismo, que acontecia principalmente em torno do Foto Cine Clube Bandeirante.  

Seu pioneirismo na fotografia de publicidade no Brasil ainda é pouco conhecido, pois apenas uma pequena parte de seu acervo de 70.000 imagens veio a público. Outro marco na carreira é a participação como fotógrafo de cena das históricas filmagens de It’s all true, de Orson Welles, em 1942, em Fortaleza. Cinco anos depois, Albuquerque mudou-se para São Paulo e montou um dos mais bem equipados estúdios da cidade que, logo, transformou-se em referência no Brasil.

Serviço
O Estúdio Fotográfico Chico Albuquerque
Instituto Moreira Salles – Rio de Janeiro
Rua Marquês de São Vicente, 476 -Gávea – Rio de Janeiro
De 26 de fevereiro a 25 de maio, terça a domingo, das 11h às 20h
Entrada franca 


Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.