Uma retrospectiva do fotógrafo franco-brasileiro Pierre Verger (1902-1996) começa a partir desta quarta (10), no Rio de Janeiro. A abertura acontece às 18h30, no auditório da Aliança Francesa de Botafogo, com a palestra do historiador André Rouillé sobre a obra de Pierre Verger e a crise documental pela qual passa a fotografia. Na sequência, às 20h, será aberta a exposição O Rio de Pierre Fatumbi Verger .
O projeto conta com a curadoria de Milton Guran, Diretor do FotoRio, e foi idealizado em parceria com a Aliança Francesa e a Fundação Pierre Verger.
Um dos focos da fotografia do artista foi a Bahia, que conheceu em 1946. Fascinado pelas cores e cultura, Verger descobriu no candomblé o que acreditava ser a fonte de vitalidade e energia dos baianos, passando a ser adepto da religião. O candomblé, inclusive, foi o motivo das viagens à África onde o fotógrafo estudou a cultura africana, a sua religião e se tornou Fatumbí (filho do trovão).
Já no período em que registrou o Rio de Janeiro o fotógrafo ficou fascinado com as paisagens deslumbrantes da cidade, a figura carioca e sua forma de expressão e celebração da vida. Seu olhar apurado captou o movimento, o carnaval, as praias e os morros. A seleção de quinze fotografias apresentados nesta exposição revelam aspectos do cotidiano de mais de meio século atrás e, assim, enriquecem a compreensão do presente.
O Rio de Pierre Fatumbi Verger”
Quarta-feira (10), às 18h30, abertura com palestra de André Rouillé, no Auditório da Aliança Francesa. Às 20h, vernissage na Galeria da Aliança Francesa de Botafogo, no Rio de Janeiro. Até 7 de julho de 2015. Grátis.
Galeria da Aliança Francesa de Botafogo, rua Muniz Barreto, 746, Botafogo, Rio de Janeiro.
Veja outras imagens de Pierre Verger
Deixe um comentário