A Fundação Iberê Camargo exibe em Porto Alegre (RS) a retrospectiva itinerante do mestre internacional da arte cinética Abraham Palatnik, com curadoria assinada por Pieter Tjabbes e Felipe Scovino. A Reinvenção da Pintura vai reunir 78 obras produzidas entre os anos de 1940 e 2000 e poderá ser conferida de 2 de julho a 4 de outubro.
A exposição traz, pela primeira vez à capital gaúcha, pinturas, desenhos, esculturas, móveis, objetos e estudos do artista brasileiro conhecido por obras que combinam luz e movimento e, muitas vezes, utilizam instalações elétricas.
“A obra de Palatnik caracteriza-se por uma qualidade inegável. Permite não só observar as passagens do moderno ao contemporâneo, mas também estudar e reconhecer uma das primeiras associações entre arte e tecnologia no mundo, um diálogo cada vez mais presente a partir da metade do século XX. Esta exposição ultrapassa os limites da pintura e da escultura modernas, intenção que o artista manifestou claramente nos aparelhos cinecromáticos, nos objetos cinéticos e em suas pinturas, quando passou a promover experiências que implicam uma nova consciência do corpo”, dizem os curadores.
Serviço – Exposição A reinvenção da pintura, de Abraham Palatnik
2 de julho a 4 de outubro
Fundação Iberê Camargo, Av. Padre Cacique, 2000, Porto Alegre – RS
De terça a domingo (inclusive feriados), das 12h às 19h
Entrada gratuita
Deixe um comentário