A Galeria Agnès Monplaisir, de Paris, homenageia dois artistas brasileiros na exposição De Minas à Bahia. Marcos Coelho Benjamim, nascido em Nanuque, Minas Gerais, e Iuri Sarmento, também mineiro, da cidade de Montes Claros, mas que trabalha e vive em Salvador. Os trabalhos dos dois artistas são marcados por suas raízes e referências culturais. A exposição fará parte do evento Art Saint-Germain-des-Prés 2015, que reúne várias galerias do bairro parisiense, e que terá duas aberturas oficiais, nos dias 28 e 31 de maio.
A repetição dos ritmos, os movimentos gráficos e a influência geométrica caracterizam o trabalho de Benjamim. O artista utiliza materiais desgastados com superfícies ásperas, como o zinco ou o ferro, cujas irregularidades adicionam um valor tátil de grande dimensão. A obra do artista brasileiro revela uma intensa ligação com a cultura popular e as riquezas de Minas Gerais, sempre utilizando seus tradicionais materiais reutilizáveis. São verdadeiras colagens que podem ser definidas como “pop barroco”, e que prezam pelo excesso e pela saturação.
Já o trabalho de Iuri Sarmento, rico em cores e detalhes, consiste em reinventar e diversificar a arte popular. Suas obras possuem referências que vão do barroco à pop art. As influências das técnicas da porcelana e do bordado são muito presentes na arte de Sarmento, como os tradicionais azulejos portugueses, feitos com cerâmica branca e azul, além dos fragmentos pictóricos de ícones universais.
Serviço – De Minas à Bahia
Galerie Agnès Monplaisir
8 bis, rue Jacques Callot, 75006 – Paris/França
De 21 de maio a 27 de junho
Segunda-feira: Das 14h30 às 19h; Terça a sábado: 10h30 às 19h
Deixe um comentário