Galeria Lunara recebe “Cortes Secos”, de Alberto Bitar

Série "Corte Seco" - Foto: Alberto Bitar
Série “Corte Seco” – Foto: Alberto Bitar

A Galeria Lunara, a convite da Coordenação de Cinema, Vídeo e Fotografia da Secretaria da Cultura de Porto Alegre, apresenta a partir do dia 14 de maio, a série de fotografias Corte Seco, capturadas pelo fotógrafo paraense Alberto Bitar com o objetivo de retratar a violência urbana da capital Belém.

A série, vencedora do prêmio Marc Ferrez 2012, faz analogia ao fluxo da vida interrompido abruptamente nas grandes cidades. Belém, assim como Porto Alegre, está entre as 50 cidade mais violentas do planeta, de acordo com a ONG mexicana Conselho Cidadão para a Segurança Pública e a Justiça Criminal. Contudo a violência é só um plano de fundo neste ensaio fotográfico feito durante as rondas de reportagens policialescas que Bitar acompanhou por cerca de um ano.

As imagens de cenas de crimes foram feitas em longas exposições. O resultado é a captura de luzes apreendidas em volta das cenas de crimes que emprestam uma energia transcendental ao cenário caótico. Neste ponto o fotógrafo se distancia das imagens praticadas no fotojornalismo dos jornais diários.

Serviço – Série fotográfica “Corte Seco”
Galeria Lunara
Av. Pres. João Goularte, 551 – Centro, Porto Alegre – RS
(51) 3289-8133
De 15 de maio a 14 de julho
De terça a sexta, das 10h às 21h; sábados, domingos e feriados, das 10h às 21h


Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.