O Instituto Moreira Salles do Rio de Janeiro apresenta a exposição William Eggleston, a cor americana, considerado um dos precursores da moderna fotografia colorida, Eggleston influenciou um grande número de fotógrafos como Alec Soth, Nan Goldin, Wolfgang Tillmans, Ryan McGinley e cineastas como Wim Wenders, David Lynch, Sofia Coppola, Gus Van Sant e Karim Aïnouz.
A abertura da exposição acontece no sábado (14), às 17h, com a presença do artista, lançamento do catálogo e exibição do documentário William Eggleston, a cor americana. A mostra fica em cartaz no Instituo Moreira Salles de 15 de março até 28 de abril e pode ser visitada de terça a domingo, das 11h às 20h. A entrada é gratuita.
Com curadoria de Thyago Nogueira, a mostra exibe cerca de 170 fotografias, pertencentes a coleções prestigiosas como a do Museu de Arte Moderna de Nova York, a do Museum of Fine Arts de Houston, do acervo pessoal do artista e das galerias Cheim & Read e Victoria Miro.
As imagens integrantes da mostra foram produzidas durantes as décadas de 1960 e 1970, considerados os anos de ouro do fotógrafo, com imagens famosas e outras menos conhecidas. Veja algumas abaixo:
Dentro da programação da mostra, acontecem duas palestras dadas entre as obras da exposição, pensadores da fotografia falam sobre a obra de William Eggleston. Veja a programação.
Sexta, 10 de abril – 17h – Nelson Brissac Peixoto (PUC-SP)
Quarta, 13 de maio – 17h – Antonio Fatorelli (ECO-UFRJ)
Serviço — William Eggleston, a cor americana
Instituto Moreira Salles – Rua Marquês de São Vicente, 476, Gávea — Rio de Janeiro/RJ
(21) 3284-7400/ (21) 3206-2500
De 14 de março a 28 de junho
Deixe um comentário