Itaú Cultural apresenta “A Cultura Africana e o Nascimento do Samba”

Foto: Itaú Cultural
Foto: Itaú Cultural

Com o objetivo de refletir sobre as relações que existem entre o samba, a produção artística da matriarca desta vertente musical, Dona Ivone Lara, e as tradições africanas de seus antepassados, o Itaú Cultural apresenta a visita temática A Cultura Africana e o Nascimento do Samba, atividade paralela à Ocupação D. Ivone Lara. Nos dias 16, 17, 30 e 31 de maio, e 13 e 14 de junho, sempre às 17h, a visita segue por obras da coleção Brasiliana, localizada no Espaço Olavo Setubal, e pelo Piso Paulista na Ocupação D. Ivone Lara, 23ª da série. A atividade conta com 20 vagas, a serem preenchidas por ordem de chegada.

Para compreender o samba, é necessário entrar em contato com os contextos históricos, políticos e econômicos dos séculos 16 e 19. Os artistas viajantes Jean-Baptiste Debret e Johann Moritz Rugendas se destacaram no retrato do cotidiano dos escravos trazidos para o Brasil. As obras dispostas pelo Espaço Olavo Setúbal fazem menção as diferentes etnias africanas que desembarcaram no País, além da vasta herança cultural trazida por eles.

Em seguida os visitantes são convidados a seguir para a Ocupação Dona Ivone Lara, para então conhecerem a vida artística e pessoal da cantora no percurso entre as partes que compõe a exposição. Os eixos desta exposição retratam desde a ancestralidade familiar, que influenciou na sua formação, até a consolidação da sua história artística. Dona Ivone Lara é símbolo e personificação da história do samba e reafirma a importância da música popular e das manifestações afro-brasileiras na constituição da nossa cultura.

Serviço – A Cultura Africana e o Nascimento do Samba
Itaú Cultural
Avenida Paulista, 149 – Bela Vista, São Paulo – SP 
(11) 2168-1777
Dias 16, 17, 30 e 31 de maio, e 13 e 14 de junho
De 17h às 18h
Classificação Livre
20 vagas
Inscrições por ordem de chegada
Entrada Franca


Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.