Itaú Cultural apresenta peça de teatro que retrata conflito na transição de gênero

Para muito além do feminismo tradicional, a questão da identidade de gênero vem ganhando relevância no cenário nacional e internacional. Sexo e gênero deixaram de ser sinônimos, nem corpo biológico nem desejo sexual são fatores definidores da identidade de um indivíduo. Em sintonia com esse debate a peça Sexo Neutro conta a história de uma mulher que não se sente confortável com o sexo no qual nasceu e entra em colapso ao perceber que sua única alternativa seria então se identificar com o sexo oposto.

Dirigido por João Cícero e com Cristina Flores e Marcelo Olinto no elenco, interpretando uma mesma personagem, a peça é inspirada no conceito do “neutro” formulado pelo filósofo Roland Barthes no século XX. O escritor francês defendia a aplicação deste entendimento como ferramenta para romper com padrões da linguagem, da política, das identidades e de outros meios vistos como limitadores do meio social. Sexo Neutro traz um relato ficcional de um tipo de cisão individual, ao discutir se há orientações múltiplas de um ele/ela e como estas individualidades se dividem e se perdem na busca de alguma identidade de gênero, ao mesmo tempo que se encontram em orientações sexuais múltiplas.

Encarnando este conflito, os atores Cristina Flores e Marcelo Olinto se dividem na interpretação da personagem principal, sem nome, e de tantas outras, que embaralham seus gêneros e temporalidades. A questão da transgeneridade e, mais recentemente, da compreensão de uma possível multiplicidade de identidade atravessa o texto de João Cícero, escrito em 2015, e é trazido à tona no Terça Tem Teatro. “Há uma obsessiva ansiedade ocidental de querer reduzir a verdade do sexo a um binômio. Paradoxalmente, existem homens e mulheres tentando acabar com esse binômio, afirmando a multiplicidade infinita do sexo”, defende Flores.

A peça, apresentada pela primeira para o público no CCBB-RJ em 2015, foi indicada como melhor texto no prêmio Questão de Crítica.

Serviço – Terça Tem Teatro, Sexo Neutro
Dia 14 de junho às 20h
Sala Itaú Cultural – Avenida Paulista, 149, Estação Brigadeiro do Metrô, São Paulo/SP
(11)2168-1776/1777
Entrada gratuita (distribuição de ingressos com 30 minutos de antecedência)
Interpretação em Libras
itaucultural.org.br


Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.