Itaú Cultural homenageia a escritora Hilda Hilst

O dia da abertura da Ocupação Hilda Hilst, sábado, dia 28 de fevereiro, é marcado por apresentações teatrais, performance e música, esta no palco do Auditório Ibirapuera – Oscar Niemeyer. Na sequência, até abril, a programação se estende com mais textos desta singular poeta e dramaturga brasileira encenados no palco do instituto, leituras comentadas de sua prosa e poesia, e encontros com educadores da casa e o público para falar sobre a vida e obra de Hilda.

Para ver a programação completa, confira a página

Às 12h15 do dia 28, é realizada, no próprio espaço expositivo, uma performance com trechos de Com os Meus Olhos de Cão. Este texto escrito por Hilda, faz um questionamento sobre Deus. Os trechos são interpretados por Donizeti Mazonas e Wellington Duarte.

Mais tarde, às 19h do mesmo dia, é encenada a peça A Obscena Senhora D, na Sala Itaú Cultural, com direção de Mazonas e atuação de Suzan Damasceno no monólogo. 

 Ainda neste dia, às 21h, a homenagem a Hilda continua em outro ponto da cidade perto dali: o Auditório Ibirapuera apresenta show inédito de Zeca Baleiro. O artista maranhense interpreta pela primeira vez em palco os poemas de Hilda Hilst, musicados por ele a pedido da escritora. Os ingressos já estão lotados.

No domingo, 1 de março, às 19h do dia 1 de março, o palco do Itaú Cultural recebe a peça Osmo, também em formato de monólogo, desta vez dirigido por Suzan Damasceno, e com atuação de Donizeti Mazonas. O homem que dá nome à peça é um anti-herói na busca de compreender a dimensão da vida e da morte. Egocêntrico, só pensa em satisfazer os seus desejos, sem a interferência de uma moral que ponha freios aos instintos. Contudo ele procura em seus atos de horror a transcendência estética.

Para os dias 18 e 25, sempre das 20 às 21h30, ainda de março, está programada uma série de leituras sobre a obra da poeta a serem realizadas na Sala Vermelha do instituto. Na quarta- feira, 18, a professora de Literatura Brasileira na FFLCH da Universidade de São Paulo (USP), e pesquisadora do CNPQ, Eliane Robert de Moraes, e a doutoranda em Literatura Brasileira na USP, Luisa Destri, fazem uma leitura comentada de Hilda Hilst. Na obra da poeta, mulheres e homens se perguntam sobre os limites da palavra, da experiência vivida, da relação com o sagrado e o profano. Nesta mesa, elas discutem o lugar único que, ao buscar respostas, seus textos criaram para si na literatura brasileira. Na semana seguinte, também quarta-feira, dia 25, o escritor e jornalista José Castello faz uma leitura de alguns de seus poemas.

Entrando em abril, no dia 4, é apresentada a peça O meu lado homem – Um mini-cabaré d’escárnio. Com direção musical de Luiz Gayotto (música) e dramatúrgica de Marcelo Romagnoli, o monólogo conduzido pelo ator Luis Mármora foi inspirado na obra Cartas de um sedutor, de Hilda Hilst. Ambientado em um cabaré decadente, o espetáculo apresenta um anti-herói como apresentador, um show-man, que relembra fatos de sua vida, canta e permite à platéia um passeio pelo seu coração. De salto alto, barba e cílios postiços, o personagem é uma figura híbrida, um transgênero profundamente pornográfico e altamente poético.

A Ocupação Hilst encerra com a apresentação de Matamoros, nos dias 21 e 22 de abril, às 20h, com direção de Bel Garcia, idealização de Maíra Gerstner, e participação das atrizes Luciana Fróes (em vídeo) e Maíra Gerstner. O nome da peça é o de uma menina que, desde cedo, descobre os prazeres do corpo e do amor, mas também descobre as incertezas da vida.

O audiovisual com Luciana é projetado em seis pontos diferentes, utilizado como importante suporte na construção da dramaturgia do trabalho, que também conta com uma sonoridade que atravessa espaço e cena. As atrizes evocam as vozes das personagens de maneira alternada, na medida em que o vídeo toma o espaço e os corpos – físico e virtual – criam sentidos em consonância com música e luz, assumindo a instalação como força motriz do acontecimento cênico.

A escritora foi matéria de capa da Brasileiros, em janeiro de 2014, na edição 72.

Veja algumas fotos da escritora:


Serviço – 
Ocupação Hilda Hilst
Itaú Cultural – Avenida Paulista, Bela Vista – 149 – São Paulo/SP
(11) 2168.1777 / (11) 2168.1776
De 28 de fevereiro a 21 de abril


Comentários

Uma resposta para “Itaú Cultural homenageia a escritora Hilda Hilst”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.