Um dos maiores nomes do teatro nacional, o artista João Paulo Lorenzon foi convidado para representar o Brasil no mais importante evento do teatro mundial, o Festival Internacional de Avignon, na França.
Entre os dias 4 e 26 de julho, Lorenzon leva o espetáculo Nijinsky – Minha Loucura é o Amor da Humanidade para o Théâtre du Roi Rene, que tem direção de Gabriella Melão e João Paulo Lorenzon.
O espetáculo simboliza os voos e quedas do bailarino russo Nijinsky, ícone que revolucionou a dança e a história da arte, usando no cenário uma imensa cama elástica, um trampolim olímpico. Lorenzon comenta como a peça retrata o personagem. “O espetáculo tenta não trazer um Nijinski histórico, mas pega a figura de um homem que desejou viver além dos homens, como artistas como Van Gogh e Fernando Pessoa, que deram tudo pela arte, tem uma fé absoluta nela e acreditam que os humanos vivem dentro de uma capacidade muito menor do que a potência humana nos convida”, disse.
Indicado ao Prêmio Shell como Melhor Ator em 2012, Lorenzon realizou sete espetáculos de caráter poético e experimental nos últimos sete anos, sendo que todos envolviam o tema do homem em busca de seu sonho.
O artista, que viaja no dia 1º de julho para a França, fala sobre sua relação com o festival. “Ele representa o máximo de exposição possível. Desde criança gosto desse festival, sempre foi um lugar em que os espetáculos se destacaram muito. Poder fazer essa representação brasileira é algo muito especial. É uma chance de aprimoramento, de precisão do trabalho, de descoberta, além de ser uma troca de encontro com pessoas do mundo inteiro”, relatou.
Veja o trailer do espetáculo Nijinsky – Minha Loucura é o Amor da Humanidade:
Deixe um comentário