Uma festa-show no centro de São Paulo neste domingo (24) vai inaugurar a rede Jornalistas Livres, uma associação com diversos profissionais de mídia, como editores, fotógrafos e, claro, jornalistas. O encontro terá a presença de políticos como os deputados federais Jandira Feghali (PCdoB), Jean Wyllys, o líder do Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST), Guilherme Boulos, o secretário de Direitos Humanos de São Paulo, Eduardo Suplicy (PT) e outros movimentos sociais.
A festa também terá partes culturais, como teatro, circo, samba, música brasileira, funk, pop e hip hop. Entre os artistas, estarão presentes Flora Matos, Rico Dalasan, Tássia Reis, Akiles (Projeto Nave), Slim Rimografia, Fola Kemi, Vj Suave, Yvison Pessoa (Quinteto Branco e Preto), VJ Suave e Sandro Borelli (Dança Contemporânea). A programação completa pode ser acessada clicando aqui.
A rede Jornalistas Livres conta história de pessoas, denúncia de abusos aos direitos humanos, acompanhamento e fiscalização de políticas públicas, agendamento de debates, pluralidade de fontes, contextualização dos temas abordados, democratização da informação. Além disso, o grupo tem pautas definidas de colaboração contra a naturalização do genocídio da população negra, pobre e periférica; com as humilhações e assassinatos a que são submetidos membros da comunidade LGBT; com a negação da existência de índios e quilombolas; com a desigualdade; com as injustiças; com as tentativas dos setores mais atrasados do país de suprimir direitos conquistados a duras penas pelos trabalhadores e pelas camadas mais vulneráveis da população. O desafio é constituir uma imprensa independente, inclusiva, crítica, pluralista de verdade, desafiadora dos clichês e preconceitos.
Praça das Artes – Avenida São João, 281, Anhangabaú
24 de maio, às 15h
Deixe um comentário