Livro reúne perfis sobre famosos e anônimos

Captura de Tela 2014-08-20 às 13.22.16O livro Perfis: o Mundo dos Outros, de Sergio Vilas-Boas, será lançado nesta quinta,  dia 21/08, a partir das  19h30, no teatro da Fundação Teatro Cásper Líbero. Esta versão revista e atualizada da obra reúne 22 perfis e um ensaio sobre o gênero perfil, publicados por Sergio Vilas-Boas entre 1999 e 2014, em jornais, revistas e sites. Dentre os nomes, Jayme Sirotsky (empresário), Mara Salles (chef do restaurante Tordesilhas), Jaqueline Ortolan (comandante de jatos da TAM) e o ornitólogo Johan Dalgas Frisch. Entre os famosos, o ex-jogador Tostão, os escritores Paul Auster, João Ubaldo Ribeiro, Lya Luft, Gabriel García Márquez, entre outros.

A obra de Vilas-Boas, que é jornalista, escritor e professor universitário, atem-se ao que há de universal na experiência humana, como ele mesmo ressalta. Mas também às idiossincrasias individuais, incluindo as do próprio autor. “Meu trabalho é artesanal. Tudo para mostrar quem é a pessoa, sua personalidade e sua obra, verdadeiramente. Busco ouvir em momentos e ambientes diversos o protagonista e algumas pessoas próximas a ele/ela. E, quando julgo pertinente, revelo também as circunstâncias em que ocorreram os encontros”, detalha o jornalista, que estudou narrativas biográficas em seu mestrado eem seu doutorado na Escola de Comunicações e Artes da USP.

O livro se destina a estudantes de jornalismo e também ao público em geral interessados nos perfis apresentados. O primeiro desafio, explica, é convencer o protagonista a ceder seu tempo e sua energia (física e mental) para fazer parte de um método mais demorado, diferente daquele empregado pelo jornalismo urgente. “Fugir da superficialidade para tornar a narração mais dinâmica e viva não é fácil, mas sou fascinado por indivíduos, mais do que por grupos, e compreender as trajetórias sempre singulares das pessoas é a minha maior motivação como autor”, acrescenta.

O volume inclui ainda o ensaio intitulado “A arte do perfil”, em que o autor compartilha um pouco da história do próprio gênero perfil, sua evolução ao longo do século XX e sua ligação com a vertente do Jornalismo Literário. “Compilei nesse ensaios meus estudos e as minhas experiências nos últimos 20 anos como escritor e professor”, conta. “Nem sempre é possível realizar tudo o que está indicado no ensaio, porque tanto o personagem quanto o processo de retratá-lo são irrepetíveis – aliás, criatividade e maleabilidade são fundamentais na construção de perfis jornalísticos.”

No dia lançamento, no Teatro Cásper Líbero (Av. Paulista, 900, primeiro andar), Sergio estará acompanhado no palco pelo também jornalista e professor André Santoro (Universidade Mackenzie). André fará perguntas ao autor sobre “a construção de personagens reais” e sobre os bastidores da produção dos perfis incluídos neste livro. A plateia poderá encaminhar perguntas ao autor também. Em seguida ao bate-papo, haverá coquetel e autógrafos.

Perfis: o Mundo dos Outros
Editora Manole
288 páginas, R$ 59,00


Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.