Antologia da Souza Cruz resgata uma das revistas mais importantes do século 20

souza2

Entre 1916 e 1935, a fábrica de cigarros brasileira Souza Cruz teve sua própria revista, que levava o nome da empresa. Mas não era uma publicação qualquer. Com um bom investimento em colaboradores de peso, publicou textos exclusivos e inéditos de nomes laureados da literatura brasileira, como os poetas Augusto dos Anjos, Cecília Meireles e Manuel Bandeira e o escritor Lima Barreto, além do pintor (e ilustrador) Di Cavalcanti. Embora viesse de uma marca de cigarro, a Revista Souza Cruz era voltada para cultura e comportamento. Marcou época e se tornou um dos primeiros veículos do país a publicar histórias em quadrinhos. 

 O tempo passou, o policiamento contra os males do fumo se intensificaram e a publicação caiu no limbo da memória da imprensa. Essa condição, porém, deixa de existir a partir de agora, com o lançamento, na quinta-feira, dia 6, no Museu da Imagem e do Som, em São Paulo, de uma luxuosa caixa com sete volumes que resgata a sua importância, a partir de uma antologia temática. Assim, foram selecionados textos, fotos, desenhos e quadrinhos subdivididos em poesia, literatura, crônica, publicidade, mulher e capas. Há, ainda a edição “1”, que traz um panorama da tradição dos periódicos de cultura do país e a contribuição da Revista Souza Cruz nesse contexto. 

 

Com periodicidade inicial mensal e, depois, bimestral, a publicação chegou a ter 70 mil assinantes. Agora, sob patrocínio da própria Souza Cruz, por meio do uso da Lei Rouanet, a Debê Produções, produtora fundada em 2004 no Rio de Janeiro por Marcio Debellian, organizou a coleção que compilou boa parte das 211 edições – apenas 13 não foram encontradas. Também foram convidados profissionais para apresentar os diversos fascículos. Em “Publicidade”, por exemplo, o texto de apresentação é de J. Roberto Whitaker Pentado, presidente da ESPM, que destaca o fato da companhia ter encarado sua missão midiática com a maior seriedade, ao abrir suas páginas para os grandes anunciantes da época, ao invés de ficar publicando uma sucessão de mensagens promocionais de seus próprios produtos. 

O único aspecto a lamentar é que a coleção não está à venda. A tiragem de mil exemplares será distribuídos para bibliotecas, universidades, professores, jornalistas e formadores de opinião. Porém, a obra foi digitalizada e pode ser vista na íntegra no site.


Comentários

2 respostas para “Antologia da Souza Cruz resgata uma das revistas mais importantes do século 20”

  1. Avatar de fernando Tortoretto fim
    fernando Tortoretto fim

    Olá, Boa noite.
    Por gentileza, poderiam me informar os números dos periódicos faltantes na antologia souza cruz?

    abraços
    fernando

  2. Avatar de Geraldo Moreira Prado
    Geraldo Moreira Prado

    A Biblioteca Comunitária Maria das Neves Prado (Biblioteca do Paiaiá) https://sites.google.com/site/obcmnp/home tem interesse de consegui um exemplar da Revista Souza Cruz recém lançada. Essa revista será muito importante não apenas para o enriquecimento do nosso acervo de periódicoz que já se aproxima dos 15 mil itens, mas sobretudo para pesquisa dos nossos usuários formados por mais de 90% de alunos do ensino fundamental à pó-graduação.
    Att.
    José Francisco
    Presidente da OSCIP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.