Histórias de resistência

Cumber_91PbtRcznPL

Cumbe
Marcelo D’Salete. Editora Veneta. 2a edição. 2016, 168 páginas

Cumbe é o terceiro livro de história em quadrinhos do autor, ilustrador e professor paulistano Marcelo D’Salete. Lançado também em Portugal, acaba de ganhar edição francesa pela Ça et Là. A palavra cumbe é sinônimo de quilombo e pode significar, ainda, sol, dia, luz, fogo e força. O tema comum às quatro histórias que compõem o livro é a escravatura no período colonial do País, com fortes marcas culturais do povo banto. Narradas sob o ponto de vista do negro escravizado, as histórias versam principalmente sobre a resistência às várias formas de violência e injustiça social. Em todas as narrativas há destaque para a presença feminina e especial menção à vulnerabilidade das mulheres e das crianças em situação de escravidão. Evidencia-se a vasta pesquisa do autor sobre as culturas africanas, revelada, dentre outras formas, na presença de símbolos pontuados estrategicamente (ideograma proverbial quioco e desenho cabinda, são exemplos ). O texto é curto, prevalecendo a força do traço e o singular trabalho de luz e sombra, vazios e preenchimentos, que conversam diretamente com o silêncio poético das vidas interrompidas.

Bear_Vol 1_Livro---Bear---Vol--1---Bianca-Pinheiro_0

Bear – Volume 1 Bianca Pinheiro.
Editora Nemo, 64 páginas

Bear surge inicialmente como webcomic no blog da premiada quadrinista brasileira Bianca Pinheiro. O sucesso é instantâneo e logo a história vira livro, numa publicação que respeita as dimensões alongadas das páginas na web. Trata-se da história da menina Raven que se perde dos pais em uma floresta e encontra Dimas, um urso rabugento, mas de bom coração, que parte com ela na aventura de sua busca. No percurso, os dois chegam à Cidade das Charadas, de onde só saem depois de resolver vários enigmas. Lá, encontram ninguém menos que a própria autora do quadrinho, na voz do Oráculo. A perspicácia se observa, ainda, nos diálogos inteligentes e afetuosos entre os dois personagens, marcados por um humor delicado, num enredo ágil e criativo.

Bear_Vol 2_ArquivoExibir

Bear – Volume 2 Bianca Pinheiro.
Editora Nemo, 80 páginas

No segundo volume de Bear, Raven e Dimas chegam à cidade de nome Metódica, marcada por uma estranha maldição: os adultos viraram crianças incontroláveis e as crianças, por sua vez, assumiram o difícil papel controlador dos pais. Até mesmo Dimas é afetado pela maldição e se transforma num filhote encapetado. A quadrinista Bianca Pinheiro ganhou o 27o Troféu HQ Mix e participará, em setembro deste ano, da Feira Internacional do Livro de Gotemburgo, na Suécia.

*Cristiane Tavares é mestre em Literatura e Crítica Literária pela PUC de São Paulo.


Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.