Luiz Bernardo Pericás é eleito intelectual do ano pela União Brasileira de Escritores

Foto: Divulgação/Boitempo
Foto: Divulgação/Boitempo

O historiador e professor da USP Luiz Bernardo Pericás acaba de ser anunciado Intelectual do Ano pelo livro Caio Prado Júnior: uma biografia política e receberá o Troféu Juca Pato numa cerimônia no dia 6 de outubro, às 19 horas, no teatro da Academia Paulista de Letras, em São Paulo.

A cerimônia é uma iniciativa da União Brasileira de Escritores (UBE). Criado em 1962, o Troféu já foi atribuído a alguns dos maiores pensadores e escritores brasileiros, como o próprio Caio Prado Júnior, Erico Verissimo, Jorge Amado, Sérgio Buarque de Holanda, Carlos Drummond de Andrade, Antonio Candido, Lygia Fagundes Telles, entre outros. Também deve participar do evento o presidente da organização, Durval de Noronha Goyos Jr.

Pericás é formado em História pela George Washington University, doutor em História Econômica pela USP e pós-doutor em Ciência Política pela FLACSO (México), onde foi professor convidado, e pelo IEB/USP. Foi também Visiting Scholar na University of Texas at Austin e Visiting Fellow na Australian National University, em Camberra. Tem livros e artigos publicados em diversos países, como Argentina, Estados Unidos, Peru, Itália, Espanha, Argentina e Cuba. É autor de Mystery Train e do romance Cansaço, a longa estação, entre outros. É professor de História Contemporânea da Universidade de São Paulo.


Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.