O MENINO QUE NADAVA COM PIRANHAS
David Almond. Ilustrações de Oliver Jeffers. Tradução de Monica Stahel. WMF Martins Fontes, 246 páginas
O premiado autor inglês de Meu Pai é um Homem-pássaro apresenta a surpreendente história de Stanley Potts. O menino órfão se vê repentinamente às voltas com a loucura de seu tio Ernie Potts, obcecado pela produção caseira de peixe enlatado, e decide fugir de casa. Segue estrada afora com Dostoiévski e Nitasha, amigos mambembes que conhece no Parque Diversões. Em meio aos personagens excêntricos com os quais passa a viver, o garoto encontra Pancho Pirelli, o homem que nada em um tanque cheio de piranhas. Narrados com humor e uma boa dose de nonsense, novos desafios exigem de Stanley importantes decisões.
O MATADOR
Wander Piroli. Ilustrações de Odilon Moraes. Cosac Naify, 32 páginas
À primeira vista, o título pode remeter o leitor às violentas cenas de crime dos contos policiais. Engano. O que se vê é uma narração poética das inevitáveis crueldades humanas. A epígrafe de La Fontaine impressa na guarda inicial diz muito sobre o livro: “A vergonha de confessar o primeiro erro nos leva a muitos outros”. Não se trata de uma fábula moral, mas de um rito de passagem. Movido pelo desejo de pertencimento, um garoto treina a pontaria para acertar, de uma vez por todas, um pardal. Não consegue, mas ainda assim, o mata. As ilustrações monocromáticas de Odilon Moraes reforçam as sombras para fazer ver o que está nas entrelinhas. Destaque especial para a sutileza da imagem final: uma metáfora genialmente ilustrada.
PARA OS PEQUENOS
Maristela Loureiro e Ana Tatit. Melhoramentos, 88 páginas
Livro-CD-DVD da coleção Brinco e Canto apresenta rica pesquisa do acervo da cultura tradicional infantil, como parlendas, brincos, rodas e cantigas de ninar. No CD, canções nas vozes de Marina e Julia Pittier, Mônica Olivetti e três crianças. Ari Colares e Jonas Tatit são convidados especiais. Para compartilhar os jogos e brincadeiras, há, ainda, um DVD, com participação do grupo Pererê. O livro traz a letra das canções lindamente ilustradas com os bordados de Ana Tatit.
*Cristiane Tavares é mestre em Literatura e Crítica Literária pela PUC de São Paulo.
Deixe um comentário