Svetlana Alexievich vence o Nobel de Literatura

Arne Dedert/EPA/Agência Brasil
Arne Dedert/EPA/Agência Brasil

Os jornalistas aplaudiram de pé. Uma colega de profissão foi anunciada vencedora do Nobel de Literatura, hoje às 13:00 no horário de Estocolmo, 8 horas em Brasília. Svetlana Alexievitch era a favorita em todas as casas de apostas. A bielorrussa de 67 anos foi escolhida, de acordo com a Academia Sueca, por seus “textos polifônicos, um monumento à coragem e sofrimento em nossa época”.

Filha de pai bielorrusso e mãe ucraniana, Svetlana nasceu em 31 de maio de 1948 na cidade de Ivano-Frankivsk, na Ucrânia. Formou-se em jornalismo na Universidade de Minsk, em 1972. Seu primeiro livro, War’s Unwomanly Face, de 1985, reúne centenas de depoimentos de mulheres que participaram da Segunda Guerra Mundial. Zinky Boys, de 1990, retrata a aventura militar da União Soviética no Afeganistão, que durou de 1979 a 1980. Em 1993 lança Enchanted with Death, sobre suicídios e tentativas após a queda da União Soviética. Seu livro mais famoso é Voices from Chernobyl, de 1997, no qual relata as consequências do desastre nuclear em Chernobyl, em 1986.

Alexievich é apenas a 14ª mulher a receber o Nobel de Literatura – a oitava nos últimos 25 anos (o Nobel é concedido há 114 anos). É também uma das poucas vezes que o prêmio vai para uma autora ou autor de não ficção. Ainda pouco lida no mundo inteiro, não tem nenhum livro seu editado no Brasil.


Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.