Alemão Uwe Timm lança romance no Brasil

Divulgação: Dublinense
Divulgação: Dublinense

Após o sucesso de seu primeiro livro, À Sombra do Meu Irmão, Timm chega ao Brasil para lançar romance: A Descoberta da  Currywurst, publicado pela editora Dublinense e traduzido por Augusto Paim direto do alemão. Já foram vendidos mais de 800 mil exemplares da obra ao redor do mundo.

Com o fim da Segunda Guerra Mundial (1939-1945) como plano de fundo e ponto de origem de todos os conflitos, Timm traz uma história que mistura sensibilidade e dureza em iguais medidas, e mostra como a guerra é capaz de embrutecer qualquer ser humano, mas nem sempre consegue derrotar o espírito.

Enquanto tricota um blusão de lã, a personagem Lena Brücker começa seu relato a partir do momento em que conheceu um soldado alemão a quem deu abrigo quando ele decidiu desertar do Exército. Lena reconstrói a atmosfera de um país ocupado, à espera do colapso iminente, e revive a sucessão de fatos que levaram à descoberta do prato que viria a se tornar um símbolo da nova Alemanha. Este caminho perpassa a solidão de quem vê a família inteira ir para o front, os improvisos que possibilitam a sobrevivência em tempos de guerra, a constante vigilância do regime nazista e a breve obsessão que nutriu pelo soldado muito mais jovem que ela.

À Brasileiros, Timm disse que espera uma boa recepção do público brasileiro ao livro pois a trama retrata um momento conturbado para o povo alemão.

“O fim da Segunda Guerra foi um momento muito conturbado na história da Alemanha, a transição de uma ditadura para uma democracia. O livro conta um pouco desse drama vivido por um casal de alemães.

Timm nasceu em 1940, em Hamburgo, na Alemanha, e atualmente é um dos autores contemporâneos de maior sucesso em seu país. Já publicou mais de 25 livros que foram traduzidos para 30 idiomas diferentes e ganhou diversos prêmios literários, como o Prêmio Napoli e o Prêmio Mondello.

Divulgação: Uwe Timm
Divulgação: Uwe Timm

           
Refugiados

Diante do fluxo migratório vivido na Alemanha, Uwe comentou a posição adotada por seus país em relação aos refugiados.

“Acredito que tomamos a melhor decisão, já recebemos cerca de 1 milhão de refugiados enquanto outros países fecham as portas e ignoram a situação vivida por nosso vizinhos”, diz o escritor.

Ainda sobre a onda migratória, Timm comentou sobre o surgimento do Pegida, grupo de extrema direita que emerge na Alemanha. Inclusive citou os grupos no Brasil que são a favor da volta da ditadura militar: “Esses grupos são muito pequenos e existem em todos os países. Nosso papel é bloquear esse discursos e lutar por um mundo mais justo”, completa Timm.

SERVIÇOS

Uwe Timm em São Paulo

Lançamento de “A descoberta da currywurst” e bate-papo com o autor

Dia 10 de novembro (terça-feira), às 19h30

Goethe-Institut (Rua Lisboa, 974 – Pinheiros)

Entrada Franca

Uwe Timm em Porto Alegre

Encontro Uwe Timme Bernardo Kucinskina 61ª Feira do Livro

Dia 11 de novembro, às 18h30, no Auditório Barbosa Lessa

A palestra será seguida de sessão de autógrafos com Uwe Timm

Dia 11 de novembro, às 20h – Praça de autógrafos


Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.