Luisa Malzoni apresenta fotografias impressas em tecidos

Neste sábado, dia 28, o Atelier Bricoleur recebe a mostra Tessituras – Fotografias e Bordados, da fotógrafa Luisa Malzoni. A mostra é composta de imagens impressas em tecidos de fibra natural, como o algodão e o linho, com técnicas do século XIX, como o Cianótipo e o Marrom Van Dyck.

A ideia para o trabalho surgiu a partir das obras de Kenji Ota, fotógrafo paulistano e mestre de Malzoni, que começou a desenvolver as técnicas de Cianótipo e Marrom Van Dyck no final da década de 70 – quando fotógrafos tinham dificuldade em encontrar papéis fotográficos com texturas diferentes.

O processo utilizado por Malzoni é completamente artesanal, pois requer um longo período de tempo de exposição e atenção na escolha do suporte e da intensidade da luz para impressão. Foi justamente por isso que a fotógrafa escolheu trabalhar com essa técnica. “O melhor em utilizar os processos do século XIX é que existe demanda de tempo – algo tão escasso nos dias atuais” diz.

Para a curadora da mostra, Rosely Nakagawa, as imagens expostas são mais do que fotografias, são expressões plásticas em que o processo de impressão faz parte da obra. “As imagens são retratos em tecidos que carregam sonhos, imaginação e poesia”, explica. Tessituras – Fotografias e Bordados reúne 17 retratos impressos em tecidos, 2 fotogramas de tecido e 9 lenços bordados com poesias de autores portugueses e brasileiros.

No dia 5 de outubro, sábado, Malzoni realizará um workshop sobre a técnica do Cianótipo.

Obra de Luisa Malzoni

Serviço

Tessituras – fotografias e bordados

Até 19 de outubro – de quinta a sábado, das 15h às 19hs

Atelier Bricoleur – Rua Zequinha de Abreu 105 – Pacaembu

(11) 3872-5003

 


Comentários

Uma resposta para “Luisa Malzoni apresenta fotografias impressas em tecidos”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.