MAM apresenta exposição Vontade Construtiva

Tela Maternidade em círculos (1908), de Belmiro de Almeida, que integra a mostra Vontade Construtiva
Tela Maternidade em círculos (1908), de Belmiro de Almeida, que integra a mostra Vontade Construtiva

A partir do dia 31 de março, o Museu de Arte Moderna de São Paulo recebe parte de um importante acervo artístico da arte brasileira. Obras de Hélio Oiticica, Lygia Clark, Anita Malfatti, Tarsila do Amaral e Di Cavalcanti, entre outros grandes nomes, integram a mostra Vontade Construtiva na Coleção Fadel, com curadoria de Paulo Herkenhoff. 

As obras fazem parte de um acervo de mais de 1.700 obras do advogado carioca Sergio Fadel e chega a São Paulo depois de ser exposto no Museu de Arte do Rio (MAR). Vontade Construtiva é composta por mais de 180 peças que aproximam os movimentos modernos e pós-modernos e revelam ao público a concepção, em sintonia com a famosa frase de Helio Oiticica, de que existe na arte brasileira “uma vontade construtiva geral”. 

Essa vontade pode ser exemplificada por obras como Maternidade em círculos (1908), de Belmiro de Almeida – anterior à Semana de Arte Moderna de 1922. Também pode ser notado o construtivismo da geração modernista nos retratos de Mário de Andrade e Oswald de Andrade, feitos por Anita Malfatti; e nas obras A Boneca (1928) de Tarsila do Amaral, e Roda de Samba (1929) de Di Cavalcanti. 

A mostra proporciona a experiência do público tanto com as primeiras aproximações das vanguardas artísticas europeias do início do século XX, como com os desdobramentos entre os anos 1960 e 1980, quando o experimentalismo congregou questões sociopolíticas, além do conceitualismo e a revisão do modernismo. 

SERVIÇO
Vontade Construtiva na Coleção Fadel
Museu de Arte Moderna de São Paulo
Parque do Ibirapuera – Av. Pedro Álvares Cabral, s/nº – Portão 3
De 31 de março a 15 de junho
Terça a domingo, das 10h às 17h30
Entrada: R$ 6
Mais informações em: www.mam.org.br

 

 

Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.