Na próxima quarta-feira (15), o MAM Rio inaugura duas exposições do artista mexicano Damián Ortega: a mostra individual – primeira do artista no Rio de Janeiro – O Fim da Matéria, sob curadoria de Luiz Camillo Osorio e Ver e ser visto, que contará com mais de 60 artistas e performances abordando as relações entre arte, imagem e psicanálise, sob curadoria do psicanalista Guilherme Gutman.
O artista que se divide entre Cidade do México e Berlin e expôs somente uma vez no Brasil em 2007, no Museu de Arte da Pampulha, em Belo Horizonte, traz agora ao Rio de Janeiro uma instalação inédita. Durante a mostra O Fim da Matéria, artistas que trabalham originalmente para o carnaval irão retirar pedaços de um cubo de isopor de 6mx6mx6m e transformarão em obras que retratam a história da escultura.
Já em Ver e ser Visto, obras de diferentes suportes como pinturas, desenhos, esculturas e instalações de cerca de 60 artistas brasileiros e estrangeiros estarão na mostra. A exposição ainda é complementada por performances. No dia da abertura, quarta-feira (15), às 19h, o artista Tiago Rivaldo apresentará Horizonte de nós dois. No sábado (18), às 16h, serão realizadas mais três performances: a terceira etapa de Horizonte de nós dois, chamada Banco de Olhos; (Estudo para) um corpo ideal, de Raphael Couto, e Veste Nu, de Daniel Toledo e Ana Hupe.
Serviço: Damián Ortega – O fim da matéria
Abertura na quarta-feira, 15 de abril, às 19h
Duração até 14 de junho
Serviço: Ver e Ser Visto
Abertura na quarta-feira, 15 de abril, às 19h
Duração até 19 de julho
Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro – Av. Infante Dom Henrique, 85, Parque do Flamengo, Rio de Janeiro, RJ
(21) 3883-5600
Mais informações: MAM Rio
Deixe um comentário