Maria de Medeiros dirige documentário sobre resistência e memória no Brasil

Cena de “Repare Bem”, documentário dirigido por Maria de Medeiros em cartaz.

Está em cartaz nos cinemas o novo documentário da cineasta portuguesa Maria de Medeiros. O longa Repare Bem é uma profunda reflexão sobre a história do Brasil durante a ditadura nos anos 1970 até os dias de hoje. Foram feitas entrevistas com Denise Crispim e sua filha, Eduarda Ditta Crispim Leite, para criar um trabalho de memória sobre o exílio na Europa e a luta por justiça no Brasil.

Denise Crispim nasceu clandestina em 1949, pois seus pais foram perseguidos por sucessivas ditaduras. Aos 20 anos ela conhece o jovem Eduardo Leite, também guerrilheiro, e inicia uma militância mais arriscada. Quando está grávida de seis meses de Eduarda, foi presa pela repressão. Depois de muito sofrimento as duas reconstruiram a vida em Roma. Hoje, ambas receberam anistia pela Comissão de Anistia e Reparação no Brasil.

Maria de Medeiros interpretou Fabienne, ou a namorada de Bruce Willys, em Pulp Fiction. Além de ter dirigido o longa Capitâes de Abril, sobre a derrubada do governo ditatorial português em 1974. A atriz tem mais de 100 títulos em sua carreira e é um dos grandes destaques da edição de setembro da Brasileiros.  


Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.