Masp expõe obras de sua coleção, documentos do arquivo histórico e fotográfico

O Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand promove a mostra Arte no Brasil até 1900. De 26 de março a 6 de junho, a exposição pode ser visitada de terça a domingo, das 10 às 18h. Os ingressos vão até R$ 25, estudantes, professores e maiores de 60 anos pagam meia, a entrada é gratuita às terças e às quintas a partir das 17h.

A mostra é composta por obras da coleção, documentos do arquivo histórico e fotográfico do Museu. É apresentado um recorte da coleção de pintura brasileira do século 17 ao 19, que vai do período colonial à República, com obras de brasileiros e estrangeiros.

A exposição inclui retratos e naturezas mortas mas o principal fio condutor do conjunto é a representação da paisagem. Os trabalhos desse período contemplam artistas como Frans Post, Henry Chamberlain, E. F. Schute, Joseph Brüggermann, Nicolas Vinet e Félix-Émile Taunay, Benedito Calixto.

A mostra ainda é composta por retratos de Victor Meirelles, Almeida Júnior, Belmiro de Almeida, Henrique Bernardelli, Pedro Américo e Eliseu Visconti. Trabalhos do início do século 20 estão expostas, de artistas como Parreiras, João Baptista da Costa e Arthur Timótheo da Costa.

A ausência de artistas mulheres reflete a hegemonia masculina na área.

Veja obras em exposição:

Serviço — Arte do Brasil até 1900
Masp — Avenida Paulista, 1578, Bela Vista — São Paulo/ SP
(11)3251.5644
De 26 de março a 6 de junho de 2015


Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.