Mostra Cinema Belga Contemporâneo chega a São Paulo

nue-propriete-isabelle-huppert
Cena de “Propriedade Privada”, de 2006 integra a programação da Mostra. Direção de Joachim Lafosse e com Isabelle Huppert no elenco

Nomes como Dominique Abel, Fiona Gordon, Lucas Belvaux e Bouli Lanners, cineastas reconhecidos e premiados internacionalmente estarão representados pelas suas recentes produções na Caixa Cultural de São Paulo na primeira Mostra Cinema Belga Contemporâneo.

Com entrada franca, o público terá acesso aos novos talentos da cinematografia do mesmo país do quadrinista Georges Prosper Remi, autor de “As Aventuras de Tim Tim”. Os filmes selecionados representam a produção belga recente, lançados a partir do ano 2000 e que atendem critérios de qualidade e de diversidade cultural. Exemplo disso são produções faladas em francês e flamengo, criadas por homens e mulheres produzidas na Bélgica, mas também em países vizinhos, como França, Suíça e Holanda.

Algumas das produções adotam um estilo narrativo clássico, caso de “Oxigênio”, que levou o prêmio revelação no European Film Awards. Já outros filmes flertam com a videoarte, como “Black Night” ou ainda com o cinema underground: “ExDrummer” e “Aaltra”, ambos selecionados no festival de Roterdã.

A mostra também não se dedica a somente um gênero. Comédias, dramas, romances e até mesmo filmes de terror estão na programação. Além dos filmes, o evento ainda reúne de forma inédita uma série de estudos a respeito desta produção audiovisual.

Além da exibição das obras, a mostra Cinema Belga Contemporâneo oferecerá dois mini-cursos sobre o tema, ministrados pelo crítico e mestre em teoria de cinema Bruno Carmelo. Haverá também dois debates com o público, contando com as presenças dos críticos e historiadores da arte Filipe Furtado e Martinho Jr., e dos críticos de cinema Heitor Augusto e Francis Vogner dos Reis.   

Cinema Belga Contemporâneo
De 14 a 26 de janeiro de 2014 (terça-feira a domingo)
Para consultar os horários, acesse o site: http://www.cinemabelgacontemporaneo.com
Onde: CAIXA Cultural São Paulo
Praça de Sé, 111 – Centro – São Paulo 
Capacidade: 50 lugares
Entrada Franca. Os ingressos deverão ser retirados com 1 hora de antecedência
Classificação etária: 18 anos

Mini Curso: Reflexões sobre a produção cinematográfica belga
Data: 25 e 26 de janeiro
Horário: 18h
Capacidade: 30 lugares
Inscriçõesa partir de 10/01/2014, pelo site http://www.cinemabelgacontemporaneo.com

Debates: Reflexões sobre a produção cinematográfica belga
18 de janeiro, sábado – Debate com Francis Vogner dos Reis & Heitor Augusto
24 de janeiro, sexta – Debate com Filipe Furtado & Martinho Junior
Horários: 18h
Capacidade: 50 lugares

Entrada: Franca (os ingressos deverão ser retirados com 1 hora de antecedência. Também poderão participar os espectadores das sessões das 16h)

 


Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.