Mostra de Kiko Maldonado se debruça sobre o American Way of Life

maldonadoAté o dia 5 de abril, a Mônica Filgueiras Galeria de Arte apresenta trabalhos do artista Kiko Maldonado, que viveu e estudou nos Estados Unidos nos anos 70. Período em que foi influenciado  pela Cultura Pop Americana produzida até o final do século XX. 

A exposição “Road Tag” reúne relevos que reproduzem figuras e formas que estão marcadas no inconsciente coletivo. Num primeiro momento prendem o olhar do interlocutor quanto ao material utilizado, depois prossegue divertindo a memória afetiva desse participante dando-lhe seus ícones  agora inteiramente reconhecidos.    

“As placas estão associadas ao que eu acredito ser o responsável pelo que conhecemos como American Way of Life, o Automovel que possibilitou e eternizou essa cultura.  O mundo passou a viver em sua função” observa Kiko. 

A maioria das placas que utiliza em seu trabalho são autênticas e vêm de sua coleção particular. As cores mais presentes em sua obra são o azul, o vermelho e o branco, já que as placas trazem as cores da bandeira americana. Mas o artista utiliza muito, também, as placas pretas ou azuis, do estado de  Michigan, por ser Detroit a capital do automóvel. As placas são cortadas a mão e o suporte são a madeira e a tela. 

Além das formas de ícones mundiais como o Fusca, o mapa americano, a placa da rota 66 ou a língua dos Stones, Kiko resolveu criar para esta exposição uma obra mais próxima dos brasileiros, recriando a imagem do personagem Zé Carioca, sobre o calçadão de Copacabana. As placas utilizadas neste trabalho são brasileiras e as cores podem representar os carros comuns, ou os que servem aos corpos diplomáticos. 

Road Tag  de Kiko Maldonado
Mônica Filgueiras Galeria de Arte
Rua Bela Cintra, 1533, São Paulo
De 12 de março a 5 de abril, de segunda a sexta, das 10h às 19h e sábado, das 10h às 14h30

 

 


Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.