Mostra de Paulo Bruscky no MAM

Instalação do artista.
Instalação do artista.

De 1º de setembro a 14 de dezembro, o Museu de Arte Moderna de São Paulo realiza exposição panorâmica de um brasileiro de grande destaque no circuito artístico internacional, o artista multimídia e poeta pernambucano Paulo Bruscky. Apresentada na sala Paulo Figueiredo, a mostra tem curadoria de Felipe Chaimovich, curador do MAM, e conta com 50 trabalhos, entre performances, instalações, esculturas, fotografias, arte postal, filmes e documentos, que vão desde a década de 1960 até os dias atuais, com obras ainda em fase de produção.

Nascido em 1949, em Recife, onde reside e produz, Bruscky é reconhecido por ser um artista conceitual, mas que não fica apenas no pensamento, pois preocupa-se com a materialização das ideias. Suas obras se caracterizam pela constante experimentação de meios ao utilizar suportes efêmeros como xerox, fax, papéis de carta, carimbos, envelopes, jornais, documentos e heliografias. Precursor da arte postal e xerográfica no Brasil, Bruscky enviou ao MAM várias fotocópias e cartões postais ao longo dos anos que foram arquivados na documentação da biblioteca. Todo o acervo do museu do artista, incluindo esses documentos, são exibidos na mostra.

A exposição reúne projetos e ações do artista, sendo algumas contínuas e outras instantâneas, mas que permanecerão como registro em vídeo durante a mostra. Na noite da abertura, haverá três performances, sendo duas inéditas, e a instalação Fogueira de Gelo (1974-2014), composta por gelo natural e colorido com sabor, posicionada na porta de entrada do público, do lado de fora do museu, para quem quiser provar. A primeira performance A Plateia (Paulo Hitchcock) (2014) será realizada no Auditório Lina Bo Bardi, nas dependências do museu. Com a presença do público da abertura, Paulo Bruscky participa e dirige o filme ao mesmo tempo, por meio de uma câmera fixa que filma a plateia e, simultaneamente, projeta as imagens numa tela, promovendo uma homenagem ao cineasta inglês Alfred Hitchcock.

Paulo Bruscky

Curadoria: Felipe Chaimovich
Local: Sala Paulo Figueiredo
Abertura: 1º de setembro (segunda-feira), a partir das 20h
Visitação: de 2 de setembro a 14 de dezembro
Entrada: R$ 6,00 – gratuita aos domingos

Local: Museu de Arte Moderna de São Paulo
Endereço: Parque do Ibirapuera (av. Pedro Álvares Cabral, s/nº – Portão 3)
Horários: Terça a domingo, das 10h às 17h30 (com permanência até as 18h)


Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.