Mostra exibe vida e pesquisa do primeiro linguista afro-americano

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

A exposição Gullah, Bahia, África conta a história de vida e a pesquisa pioneira do primeiro linguista afro-americano, Lorenzo Dow Turner.

Nos anos 30, Turner identificou a origem fala da comunidade gullah, do sul dos EUA, encontrando ligações com a África e o Brasil, conectando comunidades da diáspora africana. Com o estudo de Turner, a fala da comunidade gullah/geechee, taxada como “inglês mal falado”, foi corretamente identificada como uma língua crioula, com elementos próprios e local de origem definido. 

Na mostra, criada e exibida em 2010 pelo Anacostia Community Museum, integrante da Smithsonian Institution, são encontradas fotografias, painéis, um raro registro da fala gullah e cinco vídeos. 

A exposição é uma parceria da Embaixada dos Estados Unidos no Brasil com o Museu Afro Brasil e tem curadoria da brasileira Alcione Meira Amos

Exposição Gullah, Bahia, África
Museu Afro Brasil (Av. Pedro Álvares Cabral, s/n, Parque Ibirapuera, Portão 10, São Paulo, tel.: 11 3320-8914)erça-Terça-feira a domingo, das 10h às 17h.  De 18/08 a 18/10
Entrada gratuita


Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.