Mostra recria universo de contos dos irmãos Grimm no agreste

Foto: Ed Figueiredo
Foto: Ed Figueiredo

 

O SESC Interlagos com apoio da editora Cosac Naify e do Instituto Goethe, recebe a exposição Grimm Agreste que se inspira livremente nas xilogravuras do artista nordestino J. Borges e dos Contos Maravilhosos Infantis e Domésticos dos irmãos Grimm.

A mostra também integra a programação do Ano da Alemanha no Brasil e tem o objetivo de unir as narrativas populares da Alemanha e do Brasil ao resgatar um folclore ancestral que sobrevive à passagem do tempo e transita entre oralidade e literatura.

O universo fantástico da literatura é representado por diversos espaços nas áreas interna e externa do SESC, ligados por trilhas narrativas e sensoriais. Composta por  seis espaços temáticos, a mostra foi concebida de forma que exige a intervenção do visitante, que poderá se descobrir como protagonista das histórias mais ouvidas na infância, caso de ‘Chapeuzinho Vermelho’‘Rapunzel’,‘João e Maria’, entre tantas outras.

O título da exposição também inaugura uma combinação inédita de duas culturas, que inspiram um mundo de possibilidades e infinitas histórias. A princípio, Grimm Agreste é um lugar habitado por todos os contos que já ouvimos, contamos e que foram coletados, registrados, catalogados e publicados há mais de duzentos anos. Se Grimm são os contos escritos em paisagem germânica, o Agreste manifesta a maravilhosa contradição das diferenças, do conto enraizado em nosso semiárido que, uma vez contado, ganha vida própria, herda a riqueza ancestral da tradição oral e se torna presente.

Serviço

Grimm Agreste
SESC Interlagos – Av. Manuel Alves Soares, 1.100, Parque Colonial, São Paulo-SP
De 21 de fevereiro a 31 de agosto
de quarta a domingo e feriados, das 10h às 16h30
Ingressos: R$ 1 a R$ 7; Comerciários Sesc: entrada gratuita
Mais informações, acesse: www.sescsp.org.br/grimmagreste

 


Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.