Museu de Arte do Rio recebe exposição “Pororoca”

O Museu de Arte do Rio (MAR) recebe, até o dia 23 de novembro, a exposição “Pororoca- A Amazônia no MAR”. São mais de 450 objetos, pertencentes ao maior acervo artístico amazônico. A mostra conta com curadoria de Paulo Herkenhoff, que há mais de 30 anos pesquisa a arte da região e inclui obras provenientes de diversos fundos da Coleção MAR, a exemplo do Fundo Fundação Rômulo Maiorana, Fundo Berna Reale e do Fundo Z.

Herkenhoff, aliás, pode falar sobre a Amazônia, sua terra, seu povo e sua cultura, como poucos. Fez mais de 50 viagens para a floresta tropical nos últimos 30 anos, “expedições” essas que se transformaram em mais de 60 textos publicados sobre diferentes aspectos, porém, sempre comentando e às vezes até desvendando uma Amazônia que a grande maioria conhece apenas por relatos.

Segundo o próprio curador, a escolha pelo nome Pororoca para a mostra se deve, além da obviedade da Pororoca se tratar de um fenômeno amazônico, do caráter metafórico que ela representa. “De força peculiar, a pororoca sonoramente anuncia sua chegada e especialmente deixar rastros por onde passa: seus vestígios tornam o acontecimento visível mesmo dias depois de sua ocorrência”, nas palavras de Paulo Herkenhoff.

A mostra reúne obras com foco em algum aspecto da região, abordando a produção estética em suas plurais dimensões, da iconografia à produção artística contemporânea. São mais de dois anos de pesquisa, período em que foi juntado um acervo gigantesco entre obras de arte, livros, ilustrações, documentos visuais e políticos. Não existe na disposição geográfica qualquer intenção de levantamento cronológico ou temática enviesada, apesar de o debate estar implícito em praticamente todas as manifestações da exposição.

Além do caráter lúdico, a exposição servirá também como instrumento conscientizador e educador para a preservação da região, sua cultura e sua civilização. Os conflitos violentos ao longo da história da Amazônia, por exemplo, não serão deixados de lado. Após a temporada no MAR, o museu, em parceria com os mais de 50 doadores que fizeram Pororoca possível, pretende estender a mostra para os demais países amazônicos da América Latina.

Por volta de uma centena de artistas estão representados na mostra, a maioria conterrâneos da região amazônica, entre eles Ismael Nery, Quirino Campofiorito, Osmar Dillon, Aluisio Carvão, Bené Fonteles, e também de viajantes entusiastas de nossa terra, como Wiegandt, Pierre Verger, Marcel Gautherot, Cildo Meireles, Milton Gurán, Valdir Cruz, Adriana Varejão, Arthur Omar, Oriana Duarte e outros.

Serviço
Exposição “Pororoca- A Amazônia no MAR”
Museu de Arte do Rio (MAR)
De 09 a 23 de novembro
Praça Mauá, 5 – Centro, Rio de Janeiro
Mais informações.


Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.