No dia 7 de fevereiro acontece o lançamento da exposição fotográfica Memórias do Valongo: Capoeira, Identidade e Diversidade, de Maria Buzanovsky, até o dia 7 de março. A exposição pode ser visitada às terças, das 10h às 19h, e de quarta a domingo, das 10h às 17h. A entrada vai até R$ 8, às terças é grátis.
O Cais do Valongo, marco na história da escravidão negra no Brasil, será homenageado em livro, filme e exposição fotográfica. Antigo porto do Rio de Janeiro, o cais recebeu cerca de um milhão de escravos e foi reconhecido pela Unesco como patrimônio da diáspora africana.
Com entrada gratuita, a partir das 15h30, será lançado o livro Rodas dos Saberes do Cais do Valongo, editado pelo escritor e jornalista Délcio Teobaldo e com fotografias de Maria Buzanovsky.
As fotografias das rodas de capoeira, feitas por Buzanovsky, também estarão em cartaz no museu até o dia 7 de março, em exposição intitulada Memórias do Valongo: Capoeira, Identidade e Diversidade. Também no dia 7, às 18h30, haverá uma conversa com a fotógrafa.
Às 17h, será exibido o filme Memórias do Cais do Valongo, que enfatiza a memória e a história passada na região portuária que ficou conhecida no séc. XIX como “Pequena África”.
Veja teaser do filme:
Veja a programação completa do lançamento:
15h30 — Abertura
16h — Lançamento do livro Roda dos Saberes do Cais do Valongo
17h — Apresentação do projeto & Exibição do filme Memórias do Cais do Valongo
18h30 — Exposição Memórias do Valongo: Capoeira, Identidade e Diversidade – Conversa de galeria com a fotógrafa Maria Buzanovsky
19h30 — Encerramento
Serviço – Memórias do Cais do Valongo
MAR – Museu de Arte do Rio – Praça Mauá, nº 5 – Centro – Rio de Janeiro/RJ
(21) 3031.2741
Dia 7 de fevereiro a 7 de março
Deixe um comentário