Toots Thielemans, o maior gaitista da história do jazz, morre aos 94 anos

O compositor, gaitista, guitarrista e acordeonista belga Toots Thielemans. Foto : Reprodução / Facebook
O compositor, gaitista, guitarrista e acordeonista belga Toots Thielemans. Foto: Jos. L. Knaepen – Reprodução / Facebook

Morreu nesta segunda-feira (22), aos 94 anos, o compositor, gaitista, guitarrista e acordeonista belga Toots Thielemans. À agência France Presse, Veerle Van de Poele, agente do músico, informou que ele sofreu uma parada cardíaca enquanto dormia. Desde o final de julho, debilitado devido a uma queda que sofreu em casa, Thielemans estava internado em um hospital de Bruxelas.

Considerado o grande difusor da gaita do jazz, ele escreveu um capítulo à parte na história do instrumento, mas iniciou a carreira, em 1950, tocando guitarra em uma turnê europeia da big-band de Benny Goodman. Radicado nos Estados Unidos em 1953, Thielemans colaborou para estrelas como Ella Fitzgerald, Charlie Parker, Bill Evans e Quincy Jones. Também inspirou músicos brasileiros, como o gaitista Maurício Einhorn, ao mesmo tempo em que foi influenciado pela música popular do País, sobretudo após o sucesso mundial da bossa nova na primeira metade dos anos 1960. Em 1969, na Suécia, ao lado de Elis Regina ele gravou o álbum Aquarela do Brasil, trabalho, de grande sucesso, que impulsionou a carreira internacional da cantora.

A trajetória fonográfica de Thielemans teve início em 1955, ano em que ele lançou pela Columbia Records o álbum The Sound – The Amazing Jean “Toots” Thielemans. Em mais de 60 anos de carreia, o músico lançou cerca de 40 álbuns, o mais recente deles, European Quartet Live, que compila registros ao vivo entre 2006 e 2008, foi lançado em 2010. Outros dois símbolos da paixão de Toots Thielemans por nossa música são os álbuns Brasil Project (1992) e Brasil Project Vol. 2 (1993), que incluem, entre outros autores, composições de João Bosco e Aldir Blanc, Oscar-Castro Neves, de quem foi grande amigo, Gilberto Gil, Chico Buarque, Edu Lobo, Luiz Bonfá e Caetano Veloso.

MAIS
Veja um encontro de Elis e Toots na televisão sueca, em 1969, interpretando Wave, de Tom Jobim. Neste outro link, é possível conferir a íntegra do programa, que também contém participações de artistas como Miriam Makeba, Lee Hazlewood e conta com a presença de outros grandes músicos brasileiros, entre eles, Roberto Menescal, Antônio Adolfo, Wilson das Neves e Sivuca. 


Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.