Nos 70 anos de Toquinho, conheça a história de “Aquarela”, o maior sucesso do violonista

Foto: Armando Borges / Reprodução MPB Especial (TV Cultura)
Foto: Armando Borges / Reprodução MPB Especial (TV Cultura)

Mais longevo parceiro musical de Vinicius de Moraes (1913 – 1980), Antonio Cecci Filho, o violonista Toquinho, que dividiu composições com o Poetinha entre 1969 e 1980, completa 70 anos nesta quarta-feira (6).

Ao lado de Vinicius, entre outros tantos sucessos, Toquinho esboçou Aquarela, seu maior êxito comercial. Lançado em 1983, três anos após a morte do Mestre Vina, o sucesso, que está na memória afetiva de milhões de brasileiros, não se restringe em sua criação a esses dois autores.

Inspirada na melodia de Uma Rosa em Minha Mão, parceria de Vinicius e Toquinho de 1974, Aquarela, ou melhor, Acquarello, foi concluída a seis mãos com os italianos Guido Morra e Maurizio Fabrizio. De autoria de Morra, a letra foi depois vertida para o português. Pianista e músico de sucesso em seu país, Fabrizio tornou-se parceiro de Toquinho por intermédio do empresário Franco Fontana.   

Lançada na Itália, no álbum homônimo de 1983, a composição rendeu a Toquinho o status de primeiro brasileiro a conquistar um Disco de Ouro naquele país, com mais de cem mil cópias vendidas de Acquarello.   

Ouça abaixo as três composições e compare melodias e letras.

Aquarela (clipe original)

Acquarello

Uma Rosa em Minha Mão

 

MAIS

Veja também, na íntegra, uma raridade: edição do programa MPB Especial, exibida, em 1971, pela TV Cultura, que reúne Toquinho, Vinicius e as meninas do Quarteto em Cy.


Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.