Nesta sexta-feira (9), John Lennon completaria 75 anos. Liderando os Beatles e em carreira solo, o cantor e compositor britânico marcou a história do Século 20. Para além de seu importante legado musical – que influenciou e continua a inspirar sucessivas gerações de músicos ao redor do mundo – Lennon também emprestou sua imagem pública, de ressonância mundial, a causas humanitárias e à luta pela paz. Ironicamente, foi assassinado diante de sua mulher, Yoko Ono, em 8 de dezembro de 1980.
A faceta de ativista do ex-beatle ganhou força máxima a partir de sua chegada aos Estados Unidos, acompanhado de Yoko, no início dos anos 1970. O período de transformação comportamental foi abordado no livro John Lennon em Nova York: os anos da revolução, do jornalista norte-americano James A. Mitchell, publicado nos EUA em 2012.
Na ocasião do lançamento do livro-reportagem no Brasil, em agosto último, Brasileiros dedicou reportagem ao livro na edição 97. No final de setembro, Mitchell também foi entrevistado em conversa publicada no nosso site.
Para celebrar os 75 anos de John Lennon relembramos hoje as duas reportagens e também elaboramos uma lista de canções dos Beatles em versões brasileiríssimas, além de duas composições inspiradas em Lennon e sua ex-banda.
Leia reportagem sobre John Lennon em Nova York: os anos da revolução
Leia entrevista com o jornalista James A. Mitchell, autor do livro
Em tempo: Nascido no dia em que Lennon completou 35 anos, Sean Taro Ono Lennon, o segundo filho do ex-beatle, chega hoje aos 40 anos. Conhecido artisticamente como Sean Lennon, ele também é cantor e compositor.
Sambeatles – A Hard Day’s Night
Wilson das Neves – Come Together
Sergio Mendes e Brasil’ 66 – Day Tripper
Formiga e sua Orquestra – Hey Jude
Caetano Veloso – Help
Rogério Duprat – Lady Madonna
Bola Sete – Polytheme Pam/She Came in Through The Bathroom Window
Bossa Rio – Eleanor Rigby
Belchior – Comentários a respeito de John
Célia – Para Lennon e McCartney
Deixe um comentário