A Orquestra Sinfônica Heliópolis vai se apresentar gratuitamente na Vila Madalena, zona oeste de São Paulo. A iniciativa é parte da parceria do Instituto Baccarelli com o site Catraca Livre que visa colocar a música de concerto em espaços públicos. Desde agosto, o projeto Baccarelli na Rua realiza intervenções como essa, integrando a Orquestra Sinfônica Heliópolis, a Orquestra Juvenil Heliópolis e o Coral da Gente do Instituto Baccarelli em suas atividades.
O repertório, regido pelo maestro titular, Isaac Karabtchevsky, conta com músicas de Villa-Lobos e Tchaikovsky. A apresentação será no dia 29 de outubro e deve ocupar o Parque da Vila, projeto que fecha algumas ruas do bairro, a partir das 10h. No dia seguinte ao evento, a orquestra se apresenta na Sala São Paulo, às 16h, com entrada a R$40.
Segundo os idealizadores, é importante que as ruas se tornem pólos culturais. Levar a música de concerto, normalmente apresentada em espaços frequentados pela elite, para a rua pode significar uma descoberta para muitos. “A música de concerto é vista como algo muito distante do público, quase inacessível, quando, na verdade, deveria ser justamente o oposto”, aponta Edmilson Venturelli, diretor de Relações Institucionais do Bacarelli.
Desde 196, o Instituto Baccarelli realiza ações socioculturais para moradores de Heliópolis. Naquele ano, um incêndio, que matou quatro pessoas e acabou com a moradia de dezenas de família, mobilizou o maestro Silvio Baccarelli para a criação do projeto educativo que culminou na orquestra.
Deixe um comentário