Entre 23 de outubro e 2 de novembro, a bailarina e coreógrafa Nathalia Catharina ocupa o Espaço Cênico do Sesc Pompeia para a temporada de estreia de seu solo Anatomia da Melancolia – Experiência I, um mergulho na obra homônima do teólogo inglês Robert Burton, escrita em 1621, para abordar a melancolia como corporeidade capaz de revelar dados significativos de nossa realidade presente.
Fruto da parceria entre a bailarina Nathalia Catharina e o dramaturgo Ivan Delmanto, Anatomia da Melancolia – Experiência I parte da hipótese de que a melancolia pode ser considerada uma espécie de patologia social ligada à perda da experiência e memória coletivas, reveladora da emergência de uma nova realidade histórica.
Por meio de suas imagens e poéticas coreográficas e dramatúrgicas, Anatomia da Melancolia – Experiência I pode ser vista como esboço de um corpo de resistência no qual a perfeição do vazio – a melancolia – é a metáfora de uma devastação generalizada que poderíamos povoar.
Haverá sessões gratuitas de bate-papo abertas ao público: dia 28/10, quarta-feira, às 20h, Melancolia e a Criação Artística, com a psicanalista Luciana Chaui-Berlinck; e dia 31/10, sábado, às 18h30, Melancolia e a Subjetividade Contemporânea, com o também psicanalista Christian Dunker.
Anatomia da Melancolia – Experiência I – Nathalia Catharina
Sesc Pompeia – Rua Clélia, 93.
De 23 de outubro a 2 de novembro. Quinta, sextas e sábados, 21h; domingos, 19h. Dia 2 de novembro, segunda (excepcionalmente), 19h, no Espaço Cênico.
Deixe um comentário