Projeto artístico que nasceu em 1974, concebido pelos irmãos Andreas e Thomas Valentin junto a Hélio Oiticica (1937-1980), “Call me Helium” realiza-se agora em versão completa pela primeira vez. A obra, que reúne instalação, performance e exposição, é resultado de uma das célebres parcerias de Oiticica com amigos e artistas, e fica em cartaz no Centro Cultural Correios, no Rio, de 10 de maio a 13 de julho.
Na abertura, dia 10, às 10h, o público será convidado a cruzar a galeria térrea da instituição, rumo à Praça dos Correios. No trajeto, a exposição com várias fotos de Oiticica em seu estúdio-residência e documentos e imagens que reconstituem o ambiente de criação do artista em Nova Iorque. Na Praça, um balão vermelho, inflado com gás hélio e com a frase CALL ME HELIUM pintada em letras brancas, subirá aos céus diante de todos. Haverá ainda uma performance do artista Jorge Salomão.
Como parte da mostra, haverá ainda um curso de extensão gratuito, com quatro aulas, no qual especialistas falarão sobre a obra de Oiticica. Em 31 de maio, uma oficina de experimentação para crianças, jovens e adultos promoverá a recriação dos célebres parangolés de Oiticica pelos participantes, na Praça dos Correios. O lançamento do catálogo do projeto, em 7 de junho, completa o ciclo.
Serviço – Call me Helium
Centro Cultural Correios (Rua Visconde de Itaboraí, 20)
Telefone: 2253-1580, e-mail: centroculturalrj@correios.com.br
Içamento do balão na Praça dos Correios: sábado, 10 de maio, às 10h
Curso de extensão gratuito : 3 a 6 de junho, às 18h30
Lançamento do catálogo da mostra : sábado, 7 de junho, às 16h
Oficina de experimentação na Praça dos Correios: 31de maio, às 15h
Deixe um comentário