Pinacoteca recebe exposição de Mira Schendel

Divulgação.
Divulgação.
Mira Schendel foi uma das maiores artistas do Brasil e estará em mostra na Pinacoteca a partir de quinta-feira (24), quando será aberta uma retrospectiva de sua obra.

Entre as cerca de 300 obras criadas dos anos 1950 aos 1980 em cartaz na Pinacoteca, estão pinturas figurativas, monotipias em papel de arroz, os chamados objetos gráficos, em que a linguagem vira objeto da arte, e a instalação “Ondas Paradas de Probabilidade”, exibida na Bienal de 1969 e feita de centenas de fios de náilon pendendo do teto como uma chuva enclausurada. 

A exposição esteve em cartaz na Tate Modern, de Londres, em 2013, e foi eleita pelo jornal “The Guardian” como uma das melhores do ano.
Mira foi apontada como uma das reinventoras do modernismo europeu no Brasil, ao lado dos contemporâneos Hélio Oiticica (1937-80) e Lygia Clark (1920-88). 

Com curadoria de Tanya Barson da Tate Modern e Taisa Palhares da Pinacoteca, a mostra conta com obras já expostas anteriormente, e também com um maior número de trabalhos das séries Bordados e Naturezas-mortas (década de 1960) e Mandalas (década de 1970), bem como a série Papéis Japoneses (década de 1980).

Serviço
Retrospectiva Mira Schendel
Pinacoteca, praça. da Luz, 2
De 24/7 a 18/10
R$ 6
Mais informações.


Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.