Projeto Coisa Fina faz último show de 2015 no Mundo Pensante

Os integrantes da big-band paulistana  Projeto Coisa Fina que, nesta terça-feira, 24.11, faz a última apresentação de 2015 (foto: André Albuquerque)
Os integrantes da big-band paulistana Projeto Coisa Fina que, nesta terça-feira, 24.11, faz a última apresentação de 2015 (foto: André Albuquerque)

Na noite desta terça-feira, 24.11, a big-band paulistana Projeto Coisa Fina faz a última apresentação de 2015, no palco do Mundo Pensante, espaço cultural situado no Bixiga, na região central de São Paulo.

Formada na capital paulista em 2006, para reverenciar o repertório do maestro pernambucano Moacir Santos, a Projeto Coisa Fina fez celebrada estreia fonográfica em 2010, de forma independente, com o álbum Tributo ao Maestro Moacir Santos. Lançado em agosto deste ano pelo Selo Sesc, o sucessor Projeto Coisa Fina atesta o vigor e a evolução das pesquisas de repertório dos 13 jovens músicos que compõem a big-band.

Nos últimos cinco anos, sem abrir mãos dos tesouros de Moacir, eles também passaram a explorar o repertório de outros grandes compositores, em temas como Asa Branca, clássico maior de Luiz Gonzaga e Humberto Teixeira, que ganhou belo arranjo do pianista Fabiano Leandro, Assanhado, de Jacob do Bandolim, Ascensão, de Mozar Terra, e Angola, de Théo de Barros. Composições de novos autores, como a impactante Alforria, do saxofonista e arranjador Henrique Band, também integram o segundo álbum. No programa de hoje não devem faltar temas de Moacir, como Amalgamation, incluída no novo trabalho.

Além do novo álbum e de uma agenda crescente de shows, neste ano os músicos da big-band também iniciaram por um projeto paralelo instigante, o KL Jay Coisa Fina Sessions, que funde a teia instrumental do grupo com beats dançantes disparados das pick-ups do legendário DJ dos Racionais MCs.

O show de hoje da Projeto Coisa Fina, que terá início às 23h30, será antecedido por discotecagem de Marcelo Pinheiro, editor de cultura da Brasileiros. A seleção será pautada por música instrumental brasileira dos anos 1960 e 70, período marcado pela ascensão de gêneros musicais e instrumentistas que exercem influência na sonoridade da big-band. Nomes como Meirelles e os Copa 5, Os Cobras, Trio 3-D, Sexteto Bossa Rio, Sambrasa Trio, Sambossa 5, Sexteto de Jazz Moderno e Sambalanço Trio, entre outros, terão presença garantida na pista do Mundo Pensante.

Criado em 2012 pelo músico e produtor cultural Paulo Papaleo, o Mundo Pensante celebra 3 anos em 11.12, com apresentação do KL Jay Coisa Fina Sessions (saiba mais). Antes, no próximo domingo, 29.11, promove o Festival Mundo Pensante na Casa das Caldeiras (saiba mais). O evento, gratuito, apresentará, entre outras atividades, shows de Ava Rocha, Tigre Dentre de Sabre, Orkestra Bandida e Nômade Orquestra.

Importante vitrine paulistana para dezenas de novos artistas, o Mundo Pensante abre seu palco todas as noites de terça-feira para apresentações gratuitas de música instrumental no projeto Terça Open House. A programação do espaço poder ser conferida aqui.  

Projeto Coisa Fina no Mundo Pensante
Terça-feira, 24.11, a partir de 22h
Rua 13 de Maio, 625 – Bela Vista
Entrada gratuita

MAIS

Leia reportagem que trata do lançamento da biografia de Moacir Santos, escrita por Andréa Ernest Dias, e da redescoberta do repertório do maestro por jovens músicos, como is integrantes da Projeto Coisa Fina e das bandas Quartabê e Trio 3-63.   

Leia reportagem sobre o Mundo Pensante e outros espaços que impulsionam a música independente em São Paulo

Veja making of da gravação do segundo álbum Projeto Coisa Fina, lançado pelo Selo Sesc em agosto de 2015

Veja vídeo do projeto KL Jay Coisa Fina Sessions com a releitura de Ela Partiu, de Tim Maia
 

Veja making of da gravação segundo álbum Projeto Coisa Fina


Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.